O Governo do Tocantins abriu inscrições para o Curso de atualização em vigilância, diagnóstico e manejo clínico das arboviroses (dengue, chikungunya e zika), por meio da Secretaria da Saúde (SES-TO), para os médicos que atuam na atenção básica, média e alta complexidade, de hospitais públicos e privados, dos 139 municípios tocantinenses.
A ação é coordenada pela Gerência de Vigilância das Arboviroses (GVA) da SES será realizada em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e as aulas ministradas por profissionais médicos da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS).
O curso acontecerá no dia 14 de junho, no auditório do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE-TO), em Palmas, e contará com a presença de Rivaldo Venâncio, Ângela Vargas e Tarciana Suassuna da FNSUS, referências nacionais para as arboviroses urbanas.
A gerente titular GVA, Christiane Bueno, afirma que: “O estado do Tocantins apresenta aumento expressivo de casos de dengue (20.037 casos prováveis e três óbitos) e chikungunya (2.675 casos prováveis), por isso torna-se imprescindível à atualização em diagnóstico e manejo clínico das arboviroses para o atendimento assertivo e capacitado do paciente suspeito. Uma das estratégias para reduzir a letalidade por arboviroses é o reconhecimento oportuno dos casos suspeitos, o tratamento adequado do paciente, conforme protocolo clínico, e a organização da rede de serviços de saúde”.
Para fazer o curso, os interessados devem acessar o link e seguir as instruções para preencher o formulário corretamente até o dia 10 de junho.