Ao abrir um negócio, é preciso de uma série de documentos. Entre eles, está o contrato social da empresa. Esta documentação funciona como a “identidade” de uma empresa. Nesse documento constam várias informações do negócio, assim como no RG, por exemplo, há nossas informações pessoais.
Em razão da natureza jurídica do MEI, o mesmo não tem contrato social ou mesmo sócio. Cadastrando-se como MEI você passará a ser um microempreendedor individual, ou seja, você é sua própria empresa, não havendo, portanto, necessidade de contrato social.
O contrato social serve principalmente, dentre outras coisas, para especificar quais são as obrigações e direitos dos sócios da empresa.
Quem é cadastrado como MEI não possui sócios, por essa razão, não há necessidade de contrato social para MEI.
Então, se não tem contrato social para o MEI, o que o substitui? Vejamos na leitura a seguir.
Leia também: Quem é MEI tem direito ao FGTS?
Caso você precise de algum comprovante de registro como MEI, você deve utilizar o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) conforme regulamenta a Resolução CGSIM n. 16, de 17 de Dezembro de 2009, e substitui o Requerimento de Empresário para todos os fins.
Esse é o documento oficial para você que é MEI. Ele possui total validade para qualquer fim comprobatório. O Certificado serve como a “identidade” do MEI.
Dessa forma, se você for participar de algum processo licitatório, procurar empréstimo ou qualquer outra atividade que exija o documento de constituição da empresa utilize o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI.
Vale reforçar que, sem esse registro, a empresa não terá CNPJ. É por meio dele, por exemplo, que se pode prestar serviços para outras empresas e, também, emitir notas fiscais.
Outro ponto importante é manter a documentação do seu MEI em ordem você deve estar com suas DAS mensalmente pagas. Além disso, você deve anualmente apresentar a DASN SIMEI – Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual.
Com isso feito você estará com suas obrigações em ordem, podendo participar de qualquer procedimento burocrático que esteja disponível para MEIs.
Siga os seguintes passos para emitir o seu CCMEI:
Acesse o Portal do Empreendedor;
Clique em “Já sou MEI”;
Selecione “Emissão de Comprovante (CCMEI);
Clique novamente em “Emissão de Comprovante (CCMEI)”;
Preencha todos os campos necessários e confirme o acesso;
Faça o download do documento.
Documento é disponibilizado depois da abertura do CNPJ MEI e também pode ser emitido com seus dados de acesso na sua conta gov.br.
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