Ao abrir um negócio, é preciso de uma série de documentos. Entre eles, está o contrato social da empresa. Esta documentação funciona como a “identidade” de uma empresa. Nesse documento constam várias informações do negócio, assim como no RG, por exemplo, há nossas informações pessoais.
Em razão da natureza jurídica do MEI, o mesmo não tem contrato social ou mesmo sócio. Cadastrando-se como MEI você passará a ser um microempreendedor individual, ou seja, você é sua própria empresa, não havendo, portanto, necessidade de contrato social.
O contrato social serve principalmente, dentre outras coisas, para especificar quais são as obrigações e direitos dos sócios da empresa.
Quem é cadastrado como MEI não possui sócios, por essa razão, não há necessidade de contrato social para MEI.
Então, se não tem contrato social para o MEI, o que o substitui? Vejamos na leitura a seguir:
Leia também: MEI: Últimos Dias Para Enviar Declaração Anual
Caso você precise de algum comprovante de registro como MEI, você deve utilizar o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) conforme regulamenta a Resolução CGSIM n. 16, de 17 de Dezembro de 2009, e substitui o Requerimento de Empresário para todos os fins.
Esse é o documento oficial para você que é MEI. Ele possui total validade para qualquer fim comprobatório. O Certificado serve como a “identidade” do MEI.
Dessa forma, se você for participar de algum processo licitatório, procurar empréstimo ou qualquer outra atividade que exija o documento de constituição da empresa utilize o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI.
Vale reforçar que, sem esse registro, a empresa não terá CNPJ. É por meio dele, por exemplo, que se pode prestar serviços para outras empresas e, também, emitir notas fiscais.
Outro ponto importante é manter a documentação do seu MEI em ordem você deve estar com suas DAS mensalmente pagas. Além disso, você deve anualmente apresentar a DASN SIMEI – Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual.
Com isso feito você estará com suas obrigações em ordem, podendo participar de qualquer procedimento burocrático que esteja disponível para MEIs.
Siga os seguintes passos para emitir o seu CCMEI:
Lembrando que para visualizar o CCMEI, você precisa ter o selo de confiabilidade nível bronze na sua conta gov.br.
MEI na prática
MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática..
LINK: https://cursomei.com/?utm_source=afiliados&utm_campaign=afiliados-mei_hotmart&ref=E55279649D
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…