Chamadas

Trabalhador com alcoolismo pode se aposentar por invalidez

O alcoolismo quando crônico pode trazer uma série de dificuldades para o trabalhador, gerando transtornos psicóticos, demência e outras disfunções comportamentais. Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo é classificado como síndrome de dependência do álcool.

Para o médico Dráuzio Varella, a dependência do álcool pode se manifestar em três fases: a primeira delas é a satisfação pessoal a partir do consumo do álcool, a posterior necessidade de doses maiores e por fim a complexa abstinência.

Dessa maneira, a dependência do álcool pode ser classificada como uma doença severa, que a depender do seu avanço, pode impedir que o cidadão exerça as atividades mais simples do dia a dia, o que como consequência impacta diretamente em seu sustento.

Dependência do álcool e a aposentadoria

Para algumas pessoas pode parecer estranho, mas sim, os trabalhadores que sofrem com a dependência do álcool podem conseguir acesso a benefícios previdenciários, como a aposentadoria por invalidez.

Isso porque, para garantir a aposentadoria por invalidez paga pelo INSS, o trabalhador deve estar permanentemente incapaz de exercer qualquer tipo de atividade, situação que atinge muitas pessoas que passam por severas crises devido ao abuso do álcool.

O artigo 42 da Lei 8.2113/91 entende que para garantir a aposentadoria, se faz necessário a incapacidade permanente, veja:

A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição.

Mas para garantir a aposentadoria por invalidez, o dependente do álcool deverá manter as condições de segurado que lhe competem direito à concessão do benefício previdenciário.

Processos na justiça

Muitas vezes os segurados acabam tendo que procurar a justiça para garantir a concessão de algum benefício previdenciário. Nesse sentido, existem julgamentos que determinaram que o INSS deveria conceder a aposentadoria para dependente de álcool.

A exemplo disso, temos um julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que concedeu benefício assistencial a um paranaense de Astorga de 52 anos que é dependente de álcool e vive em estado de miserabilidade.

Na ocasião, o homem apelou ao tribunal após ter o seu pedido de benefício negado em primeira instância. Para o perito, ele sofre de transtorno mental e de comportamento devido à dependência ativa de álcool.

“É doença crônica, que causa desejo forte ou senso de compulsão para consumir álcool, dificuldade de controlar início, término e consumo, tolerância, abstinência fisiológica, entre outras”, diz o laudo.

Em outro processo recente também pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o INSS foi obrigado a conceder a aposentadoria por invalidez a um trabalhador que sofre de alcoolismo há mais de 12 anos.

O mesmo ingressou com pedido na Justiça alegando que sua dependência o impedia de trabalhar, além de que seu quadro de saúde teria se agravado ao longo dos anos.

O laudo pericial realizado durante o processo constatou que de fato o trabalhador encontrava-se incapacitado para o trabalho desde a época em que ainda mantinha a cobertura da Previdência Social.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

41 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago