Empresas do grupo:

Início » Trabalhador com contrato de trabalho suspenso vai receber o 13º salário esse ano?

Trabalhador com contrato de trabalho suspenso vai receber o 13º salário esse ano?

por Ricardo
4 minutos ler
FGTS

Desde que a pandemia do novo coronavírus começou, a vida de todos deixou de ser a mesma, a rotina de todos os brasileiros foram diretamente afetadas, inclusive na rotina de trabalho. Durante a pandemia muito estão com seus salários reduzidos, jornada de trabalho reduzida e até com a suspensão temporária do contrato de trabalho.

Entretanto como já estamos no segundo semestre do ano, a maioria dos trabalhadores começam a pensar no 13º salário. Se você está em algum dos casos citados a cima e não sabe como vai ficar o seu salário extra do final do ano, confira à seguir.

Quando deve ser pago o 13º salário?

A primeira parcela do 13° deve ser paga entre fevereiro e o último dia útil do mês de novembro, que neste ano cai no dia numa segunda-feira 30 de novembro.

Já a segunda parcela geralmente é quitada no dia 20 de dezembro, mas como neste ano o dia 20 cai em um domingo, a prestação deve ser paga até o dia 18 de dezembro.

No 13° o trabalhador recebe um salário líquido a mais como benefício (caso tenha trabalhado o ano todo na empresa), porém, as parcelas não são repartidas igualmente.

FGTS

 Como é dividida as parcelas?

A primeira parcela é chamada de adiantamento, que corresponde à metade da remuneração do mês anterior ao mês de recebimento e não sofre descontos.

Caso você tenha pedido um adiantamento em agosto, por exemplo, a primeira parcela de 13° paga foi equivalente à metade do salário de julho.

Já a segunda parcela é equivalente ao salário bruto do mês de dezembro, porém terá os descontos do adiantamento da primeira parcela, o INSS e o Imposto de Renda.

Suspensão do contrato de trabalho

Se durante o período de pandemia você teve seu contrato de trabalho suspenso por três meses neste ano, por exemplo, e o restante do ano trabalhou normalmente, esse período não vai ser contabilizado no 13º salário devido no mês de dezembro. Isso acontece porque o valor do 13º salário será reduzido proporcionalmente aos meses não trabalhados: ao invés de multiplicar por 12, deverá multiplicar por 9.

Mas é importante destacar que a lei considera mês trabalhado para o recebimento do 13º salário, um período que seja igual ou superior a 15 dias. Com isso, se no mês em que você teve o contrato de trabalho suspenso, você trabalhou pelo menos 15 dias, então esse valor será contabilizado para o 13º salário.

Redução da jornada e salário

Com relação a redução da jornada de trabalho e de salário, isso pode ou não afetar o valor do seu 13º salário, para cada caso pode ocorrer uma situação diferente. Como o valor do 13º corresponde à remuneração do mês de dezembro, se a redução da jornada e do salário ocorreu em período que não abrange esse mês, então o empregado terá direito ao valor integral do 13º salário.

Entretanto na hipótese de que a redução possa se estender até o próprio mês de dezembro, por exemplo, então o 13º salário poderá ser reduzido de forma proporcional à remuneração relativa ao mês de dezembro.

Quem não tem direito ao 13° salário?

  • Os empregadores não têm direito a 13° salário, pois, eles não recebem salário, mas sim lucros e pró-labore, da mesma forma os micro empreendedores e empresários individuais também não recebem.
  • Trabalhadores autônomos também não recebem 13° salário
  • Profissional liberal (médico, advogado, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros) também não recebe 13°, a menos que esteja em situação de contrato de trabalho pela CLT ou Regime Estatutário.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More