O abono salarial do PIS/Pasep é um benefício que possui regras simples, todavia, é inevitável que uma dúvida ou outra possa acabar surgindo por parte dos trabalhadores que estão ansiosos pelo recebimento do benefício, principalmente quando neste exato momento milhares de pessoas estão recebendo o benefício.
Dentre essas dúvidas que podem surgir, recentemente recebemos de alguns leitores o questionamento sobre a possibilidade de receber o abono salarial se o nome estiver negativado nos órgãos de proteção ao crédito, popularmente conhecido como nome sujo.
Se você também tem essa dúvida e quer saber como funciona e se é possível receber o abono salarial mesmo estando com o nome sujo, continue acompanhando!
Sim! O trabalhador pode receber o abono salarial do PIS/Pasep mesmo com nome sujo, esse não é um dos requisitos necessários para garantir acesso ao abono salarial.
Estar com o nome sujo pode dificultar o trabalhador em obter crédito junto a bancos e instituições financeiras, seja para solicitar um cartão de crédito, financiamento ou empréstimos, mas de fato, nada tem a ver com o abono salarial.
Para garantir acesso ao abono salarial do PIS/Pasep os trabalhadores precisam se encaixar nos seguintes requisitos:
Para não ficar confuso, o ano-base, diz respeito ao ano em que o trabalhador exerceu atividade, isso porque o benefício é pago pelo menos no ano seguinte ao qual o trabalhador exerceu atividade.
Neste ano, por exemplo, o governo está pagando o abono salarial ano-base 2020, ou seja, para os trabalhadores que exerceram atividade no decorrer do ano de 2020.
Assim, como em 2022 o governo está pagando o abono ano-base 2020, no ano que vem o governo pagará o abono salarial referente ao ano-base 2021 e assim por diante.
O pagamento do abono salarial ano-base 2020 já começou a ser pago, onde, desde fevereiro os trabalhadores estão tendo acesso ao benefício.
Por hora ainda restam os respectivos pagamentos para serem feitos:
PIS
Pasep
Nota! O PIS é pago aos trabalhadores da iniciativa privada (que trabalham de carteira assinada), e o Pasep é pago para os servidores públicos.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…