O FGTS – fundo de garantia por tempo de serviço – é um dinheiro do trabalhador, correspondente a 8% do salário mensal, que fica retido em contas vinculadas à Caixa Econômica Federal e pode ser sacado apenas em determinadas ocasiões previstas na lei.
Desde 1999, a correção monetária aplicada sobre esses valores é feita pela TR (taxa referencial) e com isso tem ficado bem abaixo da inflação no período, gerando perdas reais de patrimônio para o cidadão.
Dependendo do valor do salário e do tempo que o dinheiro ficou no fundo, o valor dessa diferença pode ser bem grande, com valores até acima dos R$ 100 mil.
A calculadora LOIT FGTS ( https://fgts.loitlegal.com.br ) permite descobrir o valor da revisão do FGTS em poucos cliques e sem custo.
Como dito anteriormente, os valores podem variar muito pois quanto mais tempo o dinheiro tiver ficado no fundo e quanto maior o salário, mais alto deve ser a revisão dos saldos, uma vez que o cálculo é justamente o reprocessamento de todo o histórico trocando a correção monetária da TR por um outro índice que acompanhe a inflação.
Segundo a startup LOIT, criadora da calculadora da revisão do FGTS, o valor médio dos pedidos tem ficado próximo aos 10 mil reais por pessoa.
A empresa divulga que já executou cálculos superiores a 1 bilhão de reais, combinando os serviços LOIT FGTS que é voltado ao cidadão e o ELI FGTS que é destinado exclusivamente para advogados que trabalham para recuperar esse direito para seus clientes.
O valor da revisão pode determinar também a forma de buscar esse direito na justiça, pois quem tiver o cálculo inferior a 60 salários mínimos (cerca de R$ 72 mil em 2022) poderá utilizar o caminho simplificado do Juizado Especial Federal (JEF) onde não é necessário constituir um advogado para a defesa.
O serviço da LOIT FGTS oferece KITs com os cálculos detalhados, os documentos e instruções necessárias para dar entrada com o pedido. Para quem não tem tempo ou não gosta dos trâmites burocráticos, a empresa oferece também o serviço de atermação que nada mais é do que o protocolo do pedido em nome do beneficiário.
As previsões são positivas para o ganho do trabalhador, mas o assunto está aguardando definição do STF há algum tempo e pode ser votado a qualquer momento em 2022. Assim, todos os pedidos ficam aguardando tal decisão para avançar.
A recomendação dos especialistas é para que o cidadão não espere o julgamento do STF sobre a matéria e entre com o pedido o quanto antes. Isso porque é provável que seja dado o ganho para o trabalhador mas utilizando um sistema chamado modulação, onde os efeitos são aplicados apenas para o futuro e não para o passado.
Neste caso, quem já tiver o pedido encaminhado antes da decisão pode ter chances de receber todo esse valor acumulado desde 1999 ou do momento em que tiver iniciado suas contribuições.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…