Chamadas

Trabalhador pode ser chamado para trabalhar ou ser importunado durante suas férias?

Para a maioria dos trabalhadores que vão tirar férias do seu serviço, esse tempo de descanso é quase que “sagrado”, tendo em vista que é o momento ideal para se desligar da rotina, dos problemas e de fato conseguir descansar para colocar a cabeça no lugar.

Contudo, parte desses trabalhadores acaba sofrendo com a situação de que, mesmo no período de férias, ainda é bombardeado com mensagens sobre o trabalho, ou no pior dos casos, devido a algum problema ser chamado para trabalhar.

Mas afinal, essa prática é permitida pela legislação trabalhista? O empregador realmente pode chamar o trabalhador para trabalhar ou ainda fica importunando com mensagens e ligação para falar sobre o trabalho? Vamos descobrir agora!

A empresa pode importunar o trabalhador durante o período de férias?

De modo geral, assim que o trabalhador sai de férias, a empresa está proibida de exigir que o mesmo realize qualquer tipo de atividade ou serviço, seja presencial ou mesmo remoto.

Além disso, a empresa também está totalmente impedida de importunar o funcionário através de meios eletrônicos, como por exemplo, respondendo e-mails ou ainda mandando mensagens pelo WhatsApp.

Isso porque o período de férias do trabalho serve justamente para que o trabalhador consiga se recompor da rotina do trabalho, dessa forma a empresa não pode de forma alguma exigir qualquer coisa do empregado durante suas férias.

Sendo assim, fique ciente que não existe nenhuma hipótese que permita com que a empresa solicite os serviços do trabalhador durante o seu período de férias.

Isso porque a empresa é obrigada a conceder um pré-aviso de 30 dias ao funcionário para que ele possa se programar para suas respectivas férias, conforme prevê o artigo 135 da CLT.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago