Trabalhador que tiver aplicação também pode sacar FGTS inativo

Trabalhador que tem ação da Vale e Petrobras poderá retirar valor de conta inativa a do fundo

Os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aplicados em ações da Vale ou da Petrobras por trabalhadores que têm contas inativas até dezembro de 2015 também poderão ser sacados a partir de fevereiro. O governo anunciou em 22 de dezembro a possibilidade de saque integral de contas inativas do fundo.

A aplicação dos recursos do FGTS em ações dessas empresas, chamada de Fundo Mútuo de Privatização (FMP), não aceita mais novas adesões, mas os resgates podem ser feitos.

Para sacar o valor específico do investimento em ações, o trabalhador deve procurar o banco escolhido para administrar as aplicações. Os investimentos na Vale ou na Petrobras foram permitidos nos anos 2000. A conta do FGTS fica inativa com a rescisão do contrato de trabalho ligado a ela.

Antes, a regra estabelecia que para os trabalhadores com carteira assinada pudessem retirar o saldo, o limite era de até R$ 1 mil em contas inativas, e caso estivessem desempregados por, pelo menos, três anos ininterruptos.

A mudança vai permitir que cerca de 10,2 milhões de trabalhadores retirem todo o saldo das contas inativas até 31 de dezembro de 2015. A medida foi tomada pelo governo para estimular a economia ao longo de 2017. A estimativa é que serão liberados mais de R$30 milhões.

Em fevereiro, o Ministério do Planejamento anunciará um calendário de saque com base na data de nascimento dos trabalhadores, assim como ocorre com o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep..

Consulta em saldo

Para saber quanto tem na conta do FGTS, o trabalhador pode consultar o saldo pelo site da Caixa Econômica, pelo aplicativo FGTS Trabalhador, disponível gratuitamente para smartphones e tablets nos sistemas Android, iOS e Windows Phone.

É necessário digitar o número de Identificação Social (NIS) e cadastrar senha. O saldo pode ser acessado com Cartão Cidadão, em terminais de autoatendimento da Caixa.

O dia

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Imposto de Renda: 5 despesas que NÃO aumentam a sua restituição

Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…

6 horas ago

MEI 2025: aprenda como cancelar Microempreendedor Individual

Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…

6 horas ago

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

10 horas ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

11 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

11 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

12 horas ago