Abono Salarial do Pis Pasep / Imagem por @gustavimellossa / freepik / editado por Jornal Contábil
Muitos trabalhadores e funcionários públicos deixaram de sacar o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2019 e 2020 (que foi pago no início deste ano). Também deixaram de retirar as cotas referente ao extinto Fundo PIS/Pasep.
Quem não sacou o PIS/Pasep referente ao ano-base 2019, fique sabendo que o pagamento já está disponível para saque neste mês.
O abono está liberado desde março de 2022. O trabalhador poderá retirar o dinheiro até o dia 29 de dezembro deste ano.
O trabalhador deveria ter sacado esse dinheiro entre os meses de julho de 2019 e junho de 2020.
Neste ano, o governo liberou o abono salarial referente ao ano-base 2020 que deveria ter sido pago no ano passado. Os valores começaram a ser liberados a partir de fevereiro indo até 31 de março deste ano.
Porém, quem ainda não sacou o dinheiro, pode retirar a grana até 29 de dezembro deste ano.
Para ter acesso ao valor “esquecido”, será preciso fazer uma requisição formal de reemissão para poder sacar o dinheiro.
O pedido pode ser feito desta forma:
Cerca de 10,6 milhões de brasileiros não realizaram o saque das cotas do PIS/Pasep destinada aos trabalhadores e servidores públicos que exerceram atividades entre os anos de 1971 a 4 de outubro de 1988. Eles acabaram deixando as cotas para trás devido aos critérios que na época eram exigidos.
Todos os participantes cadastrados no Fundo PIS/PASEP que possuam saldo de Cotas do PIS/PASEP podem realizar o saque integral dos valores. Na hipótese de morte do titular de Cotas do PIS/PASEP, o saldo da conta será disponibilizado aos seus dependentes ou sucessores previstos na lei civil.
Houve uma mudança na regra em 7 de abril de 2020, quando foi editada a Medida Provisória n° 946 que extinguiu o Fundo PIS/PASEP e determinou a transferência de seu patrimônio para o FGTS. Desta forma, as contas vinculadas de titularidade dos participantes do Fundo PIS/PASEP passam a estar vinculadas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Neste caso, as contas que estão vinculadas ao FGTS originadas pela transferência do Fundo PIS/Pasep já podem ser sacadas.
Para isso, o trabalhador deve estar com toda a sua documentação em dia e ter direito de sacar os valores. Sendo assim, deverá indicar uma conta de sua preferência no App FGTS, o valor cairá direto na conta bancária informada, em até 5 dias úteis.
Veja o passo a passo para solicitar a quantia das contas PIS/Pasep através do aplicativo do FGTS:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…