Os trabalhadores que buscam a possibilidade de receber uma grana extra, podem antecipar o recebimento do 13º salário através de empréstimos em instituições financeiras que oferecem o serviço.
Sabendo que o empregador possui uma data limite para realizar o pagamento, onde a primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro e a segunda parcela até 20 de dezembro, diversos bancos e financeiras oferecem esse crédito com uma taxa de juros mais baixa.
A possibilidade de juros mais baixo é possível, pois o cliente terá recursos para realizar o pagamento do empréstimo. A antecipação do 13º salário pode ocorrer ainda por diversos motivos, conforme a necessidade financeira do trabalhador.
Vamos conhecer algumas instituições financeiras que realizam o processo de antecipação do 13º salário aos trabalhadores.
Através do Banco do Brasil, os trabalhadores podem antecipar até 80% do valor do 13º salário, contudo, o banco exige que o salário, pensão ou a aposentadoria sejam recebidos pela instituição. Além disso, o Banco do Brasil limita-se ao valor máximo de empréstimo nessa modalidade de até R$ 20 mil.
O crédito antecipado pelo Banco do Brasil deverá ser pago até o fim do contrato, ou ainda até que o 13º salário seja pago no final do ano. Vale lembrar que como se trata de um empréstimo, o cliente recebera o Contrato bem como suas Cláusulas Gerais do CDC.
A oferta da instituição conta com juros que podem variar de 1,99% ao mês a 4,83% ao mês. A solicitação pode ser feita diretamente pelo aplicativo do Banco do Brasil, ou ainda nos terminais de autoatendimento e agências da instituição.
Pelo Santander a contratação do empréstimo pode ser realizada em até 100% do valor que o trabalhador receberá de 13º salário. Nessa modalidade o empréstimo é depositado diretamente na conta do trabalhador, onde o mesmo pode ser realizado através do internet banking, caixas eletrônicos e agências da instituição.
A adesão do crédito pelo Santander é possível apenas para os trabalhadores que recebem o seu salário mensal na instituição. Além disso, o banco cobra apenas taxas de juros e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nesta opção. Assim, o Custo Efetivo Total (CET) é cobrado conforme as condições de operação.
A opção de antecipação do 13º salário ao trabalhador pelo Itaú, ocorre com o pagamento do valor contratado sendo descontado automaticamente na conta do solicitante. Além disso, como nos demais casos, é necessário que o trabalhador receba o salário na instituição.
O Itaú permite que o trabalhado realize simulações do crédito para constatar a taxa de juros que será aplicada. O trabalhador pode realizar a contratação por meio do aplicativo do banco, pelo site onde será necessário procurar a informação “antecipação de 13º” e pelas agências da instituição.
No mesmo ponto que a antecipação pode significar um alívio financeiro imediato ao trabalhador que precisa organizar sua situação financeira. É necessário entender quais são as vantagens e desvantagens da opção, para evitar possíveis constrangimentos futuros.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…