Após decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) em adiar o pagamento do PIS/Pasep que se iniciaria no mês que vem para 2022, o governo agora prevê distribuir mais de R$ 20 bilhões aos trabalhadores que possuem direito ao abono salarial no ano que vem.
O saque do abono salarial do PIS/Pasep é realizado todos os anos aos trabalhadores. No entanto, o calendário de saques do abono relativos a quem trabalhou em 2020, que deveria ser disponibilizado agora a partir de julho foi adiado para 2022.
A decisão de adiar o pagamento do abono salarial ocorreu após reunião entre representantes dos trabalhadores, empresas e governo do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), após recomendação de Defensoria Pública da União (DPU).
O saque do abono salarial relativo ao calendário de 2020 prevê a liberação de mais de R$ 20 bilhões aos trabalhadores, contudo, será necessário aguardar pelo menos mais seis meses para recebimento do benefício.
O calendário de saques do abono salarial para quem trabalhou em 2020, seria liberado agora em julho de 2021 e seria pago até junho de 2022, quando se iniciaria em julho do ano que vem o calendário relativo a quem trabalhou em 2021.
Com isso, muitos trabalhadores estão se confundindo acreditando que podem receber dois saques do abono salarial no ano que vem, o que é um erro. Segundo recomendações do DPU, um dos principais motivos para adiamento do abono salarial este ano, diz respeito justamente para regularizar o calendário, permitindo que todos os beneficiários possam ter acesso ao abono no mesmo ano.
Em outras palavras, em 2022 será liberado o PIS/Pasep para quem trabalhou em 2020 e em 2023 será disponibilizado o abono salarial para quem trabalhou por pelo menos 30 dias em 2021, assim, todos os beneficiários receberão no mesmo ano os valores que possuem direito.
Você já deve ter ouvido falar que é sua obrigação, enquanto empreendedor, recolher seus impostos…
Você já emitiu uma nota para um cliente, mas percebeu algum tempo depois que alguma…
Comprar um imóvel financiado exige planejamento e atenção à documentação. Um dos questionamentos comuns é…
O Pix já faz parte do dia a dia dos brasileiros e, de fato, tornou…
Se você é MEI ou conhece alguém que trabalha por conta própria, pode ser que…
O Itaú Unibanco vem ampliando as possibilidades para quem deseja um crédito com garantia imobiliária.…