Empresas do grupo:

Início » Trabalho como cuidador de animais, posso me registrar como MEI?

Trabalho como cuidador de animais, posso me registrar como MEI?

por Wesley Carrijo
7 minutos ler
Designed by @user16569944 / freepik

O cuidador de animais é uma profissão recente no mercado brasileiro.

Conhecido também como pet sitter, o profissional que atua neste setor promove os cuidados necessários de animais de estimação quando seus donos não podem fazê-lo ou auxiliam na execução de ações diárias que são necessárias para manter o bem-estar do bichinho.

Por isso, esse serviço tem sido cada vez mais procurado pelos brasileiros. 

Dentre as atividades realizadas pelas “babás de animais” está o preparo e fornecimento de comida e água fresca, limpar o local das necessidades, além da troca de curativos ou fraldas quando necessário e a realização de outras tarefas, além da companhia ao pet quando seu dono não está.

Além de garantir cuidados aos animais, a profissão também têm se tornado uma fonte de renda para muitas pessoas, mas que acabam atuando na informalidade. 

Por isso, hoje vamos te contar como o cuidador de animais pode regularizar suas atividades e ainda ter acesso à vários benefícios, que são oferecidos aos empreendedores brasileiros.

Então, se você se interessou, continue acompanhando este artigo! 

Como registrar meu negócio?

Para garantir o melhor cuidado para os pets, você precisa registrar sua atividade e a categoria MEI (microempreendedor individual) é uma boa opção, pois, uma das vantagens de obter cadastro MEI é profissionalizar o trabalho gerando mais confiança naqueles que buscam esse tipo de serviço. 

Por isso, saiba que o trabalho de cuidados de animais está entre as atividades que são permitidas ao MEI e está classificada como “Cuidador de Animais Independente”, que deve ser registrado por meio do código CNAE 9609-2/08.

Esse código serve para definir de forma padronizada as atividades econômicas do país. 

Mas além de saber que a atividade pode ser registrada, é preciso cumprir os requisitos para se tornar um MEI.

O principal está relacionado com o faturamento que deve ser de até R$ 81 mil por ano.

Além disso, o empreendedor interessado em se tornar um MEI não pode ser sócio ou participar de outra empresa. 

Vantagens da Formalização 

O profissional que opta pelo regime, pode emitir notas fiscais o que garante mais confiança e segurança jurídica ao serviço.

O MEI pode ainda contar com ferramentas que possuem o objetivo de ajudar no desenvolvimento do empreendimento, como por exemplo, o acesso à crédito de forma facilitada.

Além disso, será pago menos impostos e o MEI não precisa enfrentar tanta burocracia para pedir seu registro: tudo é feito de forma bem simples e de forma virtual. 

Outra questão que tem chamado a atenção dos empreendedores atualmente, é a cobertura previdenciária.

Ao se formalizar, o profissional passa a contar com seis benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), são eles: 

Group portrait of adorable puppies
  • salário-maternidade, 
  • auxílio-doença, 
  • auxílio-reclusão, 
  • pensão por morte, 
  • aposentadoria por invalidez 
  • aposentadoria por idade

Quanto custa?

Para garantir todos esses benefícios, é preciso fazer a contribuição mensal à Previdência Social.

Então, esse será o único custo que o MEI terá e deve ser pago por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), mensalmente.

A quantia é fixa e o valor da guia depende da atividade desenvolvida pelo MEI.

Então, para aqueles que querem se registrar em 2021, o valor pode chegar a aproximadamente R$60 o que inclui o INSS, além dos impostos ICMS e ISS que são aplicados à produtos e serviços desenvolvidos no país. 

Formalização

Nós falamos acima que pedir o registro do MEI é simples e, vale destacar, que não possui nenhum custo.

Então, se você quer se registrar como MEI basta acessar o Portal do Empreendedor e cadastrar seus dados pessoais e registrar a atividade que será desenvolvida.

É possível realizar esse procedimento sozinho, mas para te explicar como funciona o MEI, conte também com o apoio de um profissional contábil.

Então, confira o passo a passo para se registar: 

  • Acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Formalize-se”;
  • Depois, informe seu CPF; data de nascimento e DIRPF (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física) caso tenha declarado nos últimos 2 anos; 
  • Se você for isento, informe seu título de eleitor;
  • Procure pela opção “Nova Inscrição” e preencha todos os dados solicitados; 
  • Depois registre os dados da atividade desenvolvida; 
  • Desta forma, você deve conferir seus dados e clicar em enviar;
  • Feito isso, uma mensagem aparecerá informando que o cadastro foi realizado e você pode imprimir o Certificado do MEI.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Samara Arruda

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More