O cuidador de animais é uma profissão recente no mercado brasileiro.
Conhecido também como pet sitter, o profissional que atua neste setor promove os cuidados necessários de animais de estimação quando seus donos não podem fazê-lo ou auxiliam na execução de ações diárias que são necessárias para manter o bem-estar do bichinho.
Por isso, esse serviço tem sido cada vez mais procurado pelos brasileiros.
Dentre as atividades realizadas pelas “babás de animais” está o preparo e fornecimento de comida e água fresca, limpar o local das necessidades, além da troca de curativos ou fraldas quando necessário e a realização de outras tarefas, além da companhia ao pet quando seu dono não está.
Além de garantir cuidados aos animais, a profissão também têm se tornado uma fonte de renda para muitas pessoas, mas que acabam atuando na informalidade.
Por isso, hoje vamos te contar como o cuidador de animais pode regularizar suas atividades e ainda ter acesso à vários benefícios, que são oferecidos aos empreendedores brasileiros.
Então, se você se interessou, continue acompanhando este artigo!
Como registrar meu negócio?
Para garantir o melhor cuidado para os pets, você precisa registrar sua atividade e a categoria MEI (microempreendedor individual) é uma boa opção, pois, uma das vantagens de obter cadastro MEI é profissionalizar o trabalho gerando mais confiança naqueles que buscam esse tipo de serviço.
Por isso, saiba que o trabalho de cuidados de animais está entre as atividades que são permitidas ao MEI e está classificada como “Cuidador de Animais Independente”, que deve ser registrado por meio do código CNAE 9609-2/08.
Esse código serve para definir de forma padronizada as atividades econômicas do país.
Mas além de saber que a atividade pode ser registrada, é preciso cumprir os requisitos para se tornar um MEI.
O principal está relacionado com o faturamento que deve ser de até R$ 81 mil por ano.
Além disso, o empreendedor interessado em se tornar um MEI não pode ser sócio ou participar de outra empresa.
Vantagens da Formalização
O profissional que opta pelo regime, pode emitir notas fiscais o que garante mais confiança e segurança jurídica ao serviço.
O MEI pode ainda contar com ferramentas que possuem o objetivo de ajudar no desenvolvimento do empreendimento, como por exemplo, o acesso à crédito de forma facilitada.
Além disso, será pago menos impostos e o MEI não precisa enfrentar tanta burocracia para pedir seu registro: tudo é feito de forma bem simples e de forma virtual.
Outra questão que tem chamado a atenção dos empreendedores atualmente, é a cobertura previdenciária.
Ao se formalizar, o profissional passa a contar com seis benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), são eles:
- salário-maternidade,
- auxílio-doença,
- auxílio-reclusão,
- pensão por morte,
- aposentadoria por invalidez
- aposentadoria por idade
Quanto custa?
Para garantir todos esses benefícios, é preciso fazer a contribuição mensal à Previdência Social.
Então, esse será o único custo que o MEI terá e deve ser pago por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), mensalmente.
A quantia é fixa e o valor da guia depende da atividade desenvolvida pelo MEI.
Então, para aqueles que querem se registrar em 2021, o valor pode chegar a aproximadamente R$60 o que inclui o INSS, além dos impostos ICMS e ISS que são aplicados à produtos e serviços desenvolvidos no país.
Formalização
Nós falamos acima que pedir o registro do MEI é simples e, vale destacar, que não possui nenhum custo.
Então, se você quer se registrar como MEI basta acessar o Portal do Empreendedor e cadastrar seus dados pessoais e registrar a atividade que será desenvolvida.
É possível realizar esse procedimento sozinho, mas para te explicar como funciona o MEI, conte também com o apoio de um profissional contábil.
Então, confira o passo a passo para se registar:
- Acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Formalize-se”;
- Depois, informe seu CPF; data de nascimento e DIRPF (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física) caso tenha declarado nos últimos 2 anos;
- Se você for isento, informe seu título de eleitor;
- Procure pela opção “Nova Inscrição” e preencha todos os dados solicitados;
- Depois registre os dados da atividade desenvolvida;
- Desta forma, você deve conferir seus dados e clicar em enviar;
- Feito isso, uma mensagem aparecerá informando que o cadastro foi realizado e você pode imprimir o Certificado do MEI.
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Por Samara Arruda