O trabalho rural é uma atividade que muitas vezes é desenvolvida desde cedo, passando a atividade de geração em geração.
Por isso não é raro vermos adolescentes e até mesmo crianças desenvolvendo este trabalho.
Este é um trabalho digno que deve ser incluído como tempo para aposentadoria.
Para as pessoas que já se aposentaram, este período também pode ser considerado, porém, para que isso seja possível, será necessário entrar com um pedido de revisão de aposentadoria.
Hoje vamos explicar um pouco mais sobre este direito para que você entenda quando isso é possível e saiba quando procurar um Advogado Previdenciário para te ajudar a buscar os seus direitos.
Não! O trabalho infantil ainda é proibido conforme art. 7°, XXXIII, da Constituição de 1988.
O que ocorreu foi o seguinte, inúmeros casos de contagem de tempo trabalho infantil rural para a aposentadoria começaram a correr na justiça e foi necessário que o judiciário se posicionasse sobre o tema revelando um entendimento geral.
Nesse entendimento, a justiça chegou a conclusão de que apesar de o trabalho infantil ser terminantemente proibido, isso não pode ser um argumento utilizado para prejudicar quem passou por essa situação e está se aposentando ou já está aposentado e deseja melhorar sua aposentadoria.
Então, a justiça permitiu que esse tempo de trabalho infantil contasse para a aposentadoria.
No caso de quem já está aposentado é necessário entrar com um pedido de revisão de aposentadoria.
Nesta revisão serão feitos novos cálculos e apresentadas provas para que esse período de trabalho infantil possa ser contado para aposentadoria.
Lembrando que para esse pedido é fundamental o apoio de um advogado auxiliando nos cálculos, no pedido e na obtenção dos documentos.
A inclusão deste período pode ser utilizada tanto para quem está pedindo a aposentadoria quanto para quem já está aposentado.
No caso de quem está solicitando a aposentadoria, se o INSS nega a contagem deste tempo para fins de aposentadoria o segurado precisará requerer essa inclusão judicialmente.
A justiça, caso lhe seja concedido este direito, irá obrigar o INSS a fazer essa contagem.
Já para aqueles que estão aposentados, será necessário abrir um pedido de revisão no próprio INSS e caso ele seja negado, também será necessário ingressar com um pedido judicial.
Lembrando que a parte burocrática destes processos fica sempre por conta do Advogado, desta forma, não será necessário grande desgaste do aposentado ou segurado para elaborar este pedido, já que quem o fará será o Advogado Previdenciário.
Nem sempre. Por isso, antes de fazer qualquer solicitação é importante que um Advogado Previdenciário faça uma análise detalhada do seu tempo de contribuição, dos seus direitos para avaliar se realmente é interessante fazer este pedido de revisão.
Para as pessoas que, hoje, já são aposentadas, o pedido de inclusão do tempo em atividade rural tem um prazo determinado.
Segundo a legislação vigente, deve ser observado o prazo máximo de 10 anos contados do recebimento de seu primeiro pagamento de aposentadoria.
Mesmo sabendo que o prazo é de 10 anos, lembramos que se você está nessa situação é importante buscar o auxílio de um Advogado Previdenciário o quanto antes.
Dizemos isso, pois, para fazer este tipo de solicitação é necessário buscar documentos, analisar o histórico de contribuição além de aguardar a análise do INSS.
Então, quanto mais tempo você esperar mais vai demorar para você alcançar os seus direitos.
Não abra mão dos seus direitos antes de conhecê-los, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento com a equipe especialista em causas previdenciárias da Accadrolli & Maruani Advogados.
Este artigo foi redigido por Laura Fernandes, OAB/MG 172.171.
Original por Accadrolli e Maruani Advocacia Previdenciária
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…