LGPD

Transformações e conquistas do mercado após 3 anos da LGPD

No mês de setembro, comemora-se o aniversário da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Este marco representa não apenas uma conquista legislativa, mas também um sinal da crescente conscientização sobre a importância da privacidade e segurança dos dados pessoais em um mundo cada vez mais digitalizado. Três anos após a implementação da LGPD, é evidente que sua influência tem sido profunda, moldando as práticas empresariais e promovendo uma nova consciência em relação à proteção das informações pessoais.

Leia também: Veja 6 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre A LGPD Na Prática

Desde 18 de setembro de 2020, empresas têm enfrentado uma jornada de adaptação e transformação para atender aos rigorosos requisitos estabelecidos pela Lei. Essa legislação inovadora não apenas exige maior responsabilidade no tratamento de dados, mas também reforça o compromisso com a privacidade individual, incentivando uma mudança cultural no cenário empresarial e, principalmente, para prestadores de serviços: afinal, como deve-se tratar os dados pessoais de meus clientes?.

Nos últimos três anos, conforme as empresas foram se familiarizando com a LGPD, testemunhamos uma mudança significativa na mentalidade das organizações em relação à coleta, uso e compartilhamento de informações pessoais. Isso tem levado a uma maior transparência, confiança e respeito pelos direitos dos clientes e usuários.

Leia também: LGPD: Plataformas Digitais, Bancos E Operadoras São O Top 3 Da ANPD

Dentre diversas mudanças e melhorias, podemos citar que a  LGPD:

1. Introduziu a obrigatoriedade de obtenção de consentimento explícito para a coleta e uso de dados;

2. Trouxe a obrigação das empresas responderem imediatamente a pedidos sobre o tratamento e acesso a dados de seus clientes/usuários;

3. Canais privados das empresas e públicos foram criados, de maneira a garantir as boas práticas previstas em lei;

4. Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD.

Estas e todas as outras regras e normas se traduzem em uma relação mais clara e transparente entre as empresas e seus clientes, promovendo uma abordagem mais ética e segura.

Embora os desafios tenham sido uma parte inerente dessa jornada, com muitas companhias tendo que investir em tecnologia e adaptar seus processos internos, o resultado é um ambiente de negócios mais robusto e responsável. As empresas estão percebendo que a conformidade com a LGPD não é apenas uma obrigação legal, mas também uma vantagem competitiva, que constrói confiança com os clientes e melhora a reputação no mercado.

Rocket Lawyer, fundada no Vale do Silício, em 2008, pelo advogado Charley Moore, a plataforma quer desburocratizar e baratear contratos, documentos legais e assinatura digital para MEIs, PMEs e pessoas físicas.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

25 minutos ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

2 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

3 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

4 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

5 horas ago

DeepSeek: o que muda no universo das inteligências artificiais?

A DeepSeek simplesmente abalou todo o mercado da inteligência artificial (IA) com o lançamento do…

6 horas ago