Chamadas

Três benefícios para aposentados do INSS receberem em 2021

Parece que o cenário atual da pandemia não mudar, e os casos graves continuar acontecendo. Enquanto isso a vacinação ainda não está sendo suficiente para baixar o número de pessoas atingidas pela Covid-19.

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No que diz respeito a parte econômica, o governo vem divulgando uma série de medidas que devem ser liberadas em 2021. Enquanto não for liberado o auxílio emergencial, outras medidas ficarão para depois. Como é o caso de alguns benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Enquanto isso, brasileiros esperam uma devida atenção para outros benefícios que podem ser destinados a aposentados e pensionistas do INSS.

Aumento da margem consignável

Na última segunda-feira (8), a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória do aumento da margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS de 35% para 40%.

Agora, o aumento de margem vai beneficiar também os servidores públicos, militares e trabalhadores CLT, e terá validade até 31 de dezembro de 2021.

O Senado Federal aprovou na quarta-feira, aumento da margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

Segundo o texto aprovado, quando não houver lei específica definindo um percentual maior, os mesmos 40% valerá para servidores e empregados públicos, militares das Forças Armadas, ativos e inativos, e policiais e bombeiros militares.

Antecipação do 13º salário

O governo federal ainda não confirmou a liberação da antecipação do 13° salário de aposentados e pensionistas, que deveria acontecer em fevereiro e março e, foi adoada para depois. Há uma expectativa que a primeira parcela do 13° salário do INSS seja liberada em abril, porém, não existe nada oficial ainda.

Parece que o governo só está esperando o Congresso aprovar o Orçamento 2021 para poder liberar a antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas.

A antecipação do 13º salário será realizada em duas parcelas, tendo a primeira parcela com 50% do valor do benefício integral, e possivelmente em outro mês o restante dos 50% já com descontos e IR caso o tenha.

14º salário

O 14° salário do INSS parece mais um enredo de novela mexicana. O que poderia ter sido liberado em 2020, mas, acabou ficando sem receber a devida atenção dos parlamentares.

A sugestão do 14º salário vem por meio do Projeto de Lei n° 3.657/20 que prevê a criação de uma espécie de 14º salário emergencial. O texto aguarda tramitação tanto no Congresso quanto no Senado.

E como em toda novela, fortes emoções ainda estão por vir em relação ao 14° salário do INSS. Será que ele será liberado? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

16 horas ago