Chamadas

Três cenários sobre impactos da Covid-19 no futebol

O futebol e o esporte como um todo podem ser fortemente impactados pela pandemia do Covid-19 no País. De acordo com análise feita pelo Ibracon — Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, a dimensão dos danos será proporcional à duração da pandemia, podendo causar pesados prejuízos a atletas e equipes.

“Avaliamos três cenários possíveis: um de curto prazo, com a quarentena durando um mês; um de médio prazo, caso se estenda até junho; e um de longo prazo, caso ultrapasse junho”, explica Carlos Aragaki, coordenador da Câmara de Contadores do Ibracon. “Dependendo do cenário, o esporte será fortemente impactado, assim como diversos setores da sociedade. Por isso, neste momento, é fundamental as equipes reverem seus planos estratégicos e orçamentos”.

Três cenários sobre impactos da Covid-19 no futebol

No futebol brasileiro, por ser o esporte mais popular e rico do Brasil, o problema é mais nítido, todavia, as dificuldades podem ser aplicadas aos demais esportes, dentro da particularidade de cada um.

Segundo Aragaki, no curto prazo, os clubes de futebol terão queda de receita por causa da falta de bilheteria dos jogos, royalties de produtos e nos patrocínios. Em médio prazo, as receitas serão impactadas por causa dos contratos de transmissão de jogos e pay-per-view, inclusive para os campeonatos sul-americanos. A longo prazo, o que impactará a receita será o mercado de venda de jogadores e pacotes de sócio torcedor ainda fiéis aos seus clubes.

Apesar desse cenário desfavorável para as receitas, a solução virá nas renegociações de contratos e acordos. Contudo, questões envolvendo os custos serão mais difíceis de resolver, pois envolvem renegociação de salários de atletas e impostos, por exemplo. Sobre Ibracon Fundado em 1971, o Ibracon — Instituto dos Auditores Independentes do Brasil é uma entidade representativa dos auditores independentes, que, por meio de ações nos mais diversos âmbitos, promove a atividade e demonstra sua contribuição para o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil. É responsável por cerca de 120 atividades educacionais promovidas anualmente para mais de três mil profissionais.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago