Chamadas

Tributos federais podem ser pagos com o Pix, veja quais são eles

Para facilitar o pagamento e recolhimento de tributos federais, como impostos, taxas e contribuições que devem ser feitas pelas empresas brasileiras, a Receita Federal incluiu a utilização do Pix, que se trata de uma ferramenta de pagamentos instantâneos.

Ela foi criada pelo Banco do Brasil e lançada aos contribuintes em novembro de 2020.

A partir disso, o governo federal passou a incorporar o método de pagamento ao serviço de arrecadação.

Desta forma, as guias de pagamento passam a contar com o QR Code que pode ser pago pelo contribuinte utilizando seu aparelho celular.

Com isso, a Receita Federal pretende disponibilizar o método de pagamento para todos os documentos de arrecadação sob sua gestão.

Assim, o QR Code facilitará a execução de cerca de 320 milhões de pagamentos por ano. Então, veja neste artigo quais tributos federais já podem ser pagos através do Pix e como ele funciona. 

Procedimento

Através desta nova tecnologia, os documentos utilizados para o pagamento de impostos passam a ter um código QR, que se trata de um código de barras que armazena todas as informações necessárias sobre produtos ou serviços prestados.

No caso dos pagamento de impostos, constam nesses documentos os dados sobre o recolhimento identificado pela empresa ou contribuinte. 

Diante disso, basta abrir o aplicativo do seu banco, escolher a função Pix e utilizar seu aparelho celular para ler o código com a câmera do celular.

Assim que for identificado o documento, aparecerão as informações do tributo a ser pago e o contribuinte precisará apenas confirmar o pagamento. 

Esse procedimento garante uma experiência virtual ao usuário, pois é feita de forma simples, rápida e segura, visto que o pagamento é identificado imediatamente pela Receita Federal.

Os pagamentos podem ser feitos inclusive em finais de semana e feriados, além dos horários que antes não eram possíveis realizar transações.

Diante da rápida identificação do pagamento feito pelo Pix, o contribuinte pode ainda conferir a situação fiscal da empresa, que poderá ser atualizada mais rapidamente. 

Tributos pagos pelo Pix

Na primeira fase de implantação, o sistema foi liberado para as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

Sendo assim, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) passou a contar com um QR Code. Depois, foi a vez do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) que é utilizado por todos os empregadores domésticos.

Agora, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) que é utilizado pelo MEI (microempreendedor individual), pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), que são optantes pelo Simples Nacional, também podem fazer o recolhimento de impostos e contribuições à Previdência Social através do Pix. 

Portanto, ao emitir seu Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pelo Portal do Simples Nacional, você pode verificar que o QR Code também passa a fazer parte da guia.

Segundo a Receita Federal, isso irá facilitar cerca de 9 milhões de pagamentos que são feitos mensalmente por Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais.

Parcelamento

A possibilidade de quitação por meio do QR Code do Pix também contempla os DAS que foram emitidos para os contribuintes que tiveram seus pedidos de parcelamento deferidos.

A medida pretende facilitar o pagamento a qualquer hora e qualquer dia da semana e a partir de qualquer banco que ofereça esta opção de pagamento, independente de ser ou não um banco habilitado para recebimento de DAS.

Mas atenção: a emissão das guias para o pagamento dos tributos, impostos e demais taxas de contribuição, continua sendo feita da mesma forma, pois, não houve alteração no procedimento para o contribuinte.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda

Samara Arruda

Jornalista há 10 anos, já atuou na redação de revistas e jornais locais de MG e na produção de conteúdo para redes sociais. Atualmente, se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

5 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

7 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago