Categories: Contabilidade

Trocar de contador: qual a melhor época do ano para isso?

Muitos empresários se perguntam se podem ou devem trocar os seus serviços de contabilidade, e também têm dúvidas sobre quando e como podem fazê-lo. Saiba que você tem todo direito de fazer essa troca no momento que achar melho

O procedimento para trocar de contador é simples e pode ser fundamental para a manutenção da regularidade fiscal da empresa, caso o serviço atual de contabilidade não esteja fazendo um bom trabalho.

O contador tende a ser um grande parceiro do empresário, até por que muitas vezes é o profissional de gestão mais próximo do empreendedor. Porém, pode chegar um momento que o atual prestador não atenda todas as suas expectativas e você precise trocar o contador.

Leia também: Técnico em Contabilidade tem direito de tirar CRC?

Trocar de contador

Para empreendedores que pensam em trocar de serviço contábil e reorganizar as contas, entre dezembro e janeiro, é a melhor época para esta tomada de decisão. Isso porque o regime tributário só pode ser alterado até o fim do primeiro mês do ano. Mas não é uma regra. 

Todavia, este processo requer um planejamento prévio; primeiro para optar pela melhor conduta de transição, além de resgatar todas as informações compiladas nos últimos 12 meses pelo antigo contador. Neste sentido, a virada do ano facilita a tramitação de dados. Mas para ter uma gestão administrativa eficaz não basta trocar de contador, se o processo seguir com envio de relatórios e gráficos que você não sabe interpretar. 

Portanto, não existe uma época certa para essa troca, apenas há períodos que são melhores devido a prazos burocráticos.

Contabilidade Consultiva

Como forma de combater a burocracia e auxiliar o empreendedor em sua estratégia, surge a contabilidade consultiva, em forma de pacote por assinatura. O contador consultivo é mais do que um profissional que cumpre obrigações contábeis rotineiras. Trata-se de um parceiro estratégico que auxilia no crescimento da empresa.

A contabilidade consultiva nasceu para mostrar que o contador pode fazer mais do que a parte burocrática, mais do que só o operacional. É de fato um parceiro dos negócios. Além de ler os números para o empreendedor, este profissional orienta financeiramente e estrategicamente o empresário.

Esse tipo de serviço auxilia na desmistificação das contas frente às obrigações tributárias. Ou seja, é uma aliada dos negócios. A ideia da contabilidade consultiva é lapidar esses dados, facilitando a leitura dos gráficos, indicadores e balancetes. 

A diferença entre os modelos tradicional, digital e consultivo é a forma de olhar para essas informações. O primeiro e o segundo olham o caixa, saldo bancário e como o dinheiro foi movimentado; este realmente é o principal patrimônio de uma empresa. No entanto, existem outros pontos a serem acompanhados de perto. O profissional consultivo consegue ver todos os processos e sintetizá-los, otimizando a gestão.

Por fim, a inteligência de dados combinada a prestação de serviço de profissionais contábeis qualificados criou um modelo para tomada de decisões assertivas. 

Leia também: Quais as rotinas contábeis de uma empresa do Simples Nacional?

Como escolher um novo contador?

Uma coisa importante que precisa ser observada na empresa contábil ou no profissional que vai contratar, é o conhecimento especializado que tem em seu segmento.

Ter um contador que conhece do seu negócio é muito importante para que o cliente possa usufruir de todo o suporte necessário na parte administrativa, financeira e empresarial. 

Um erro que precisa ser evitado, é contratar um profissional apenas pelo preço da prestação de serviço, afinal este profissional tem um papel fundamental na organização empresarial de qualquer empresa. Portanto, o barato pode sair muito caro. Em suma, atente para essas características:

  • Se o escritório é registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região;

  • Recomendações de outros clientes;

  • Quais serviços são oferecidos;

  • Avaliação do atendimento ao cliente;

  • Capacidade de oferecer um serviço personalizado para o tamanho da sua empresa;

  • Uso de tecnologia para agilizar as operações contábeis, entre outros.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago