Chamadas

Troquei meu carro para gás. Meu IPVA 2022 será mais barato?

Quem não pensa em economizar na hora de pagar as contas? Ainda mais se o motivo for o pagamento de impostos. Sempre em busca de opções mais baratas, o gás veicular vem sendo bastante procurado. A alta no preço dos combustíveis está fazendo com que muitos motoristas procurem pelo Kit Gás. O Gás Natural Veicular (GNV) tem sido uma solução, pois o automóvel pode passar a rodar com esse tipo de combustível após uma conversão.

Mas, além da economia, os motoristas ainda podem conseguir uma redução no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Você sabia disso? Contudo, isso pode variar conforme o estado em que o veículo foi emplacado, já que o tributo é de competência estadual.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o dono do carro que faz a conversão com o Kit Gás começa a pagar uma alíquota de 1,5% de IPVA. A cobrança para os demais fluminenses é de 4% sobre o valor médio do veículo.

Antes de optar pela mudança, é necessário passar por uma vistoria feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Vantagens e desvantagens do GNV

Embora de fato a mudança para o GNV traga benefícios para o bolso, já que o produto pode custar até metade do preço do etanol e da gasolina, nem tudo é um conto de fadas. Antes de optar pela conversão, o proprietário precisa conhecer e analisar algumas peculiaridades.

Por conta do aumento da demanda, os preços do gás natural têm apresentado altas consecutivas. O Kit de 60 litros, da 5ª geração, já é vendido cerca de R$ 1 mil acima do seu preço habitual. Sendo assim, o primeiro passo é ter certeza de que você pode custear a conversão sem entrar em uma dívida.

Outra questão é o desempenho do carro, que pode cair um pouco após a instalação. Em geral, automóveis flex ou a etanol não sofrem tanto impacto.

Como é feita a instalação?

O procedimento não é complicado, mas tenha as notas fiscais do serviço (retirada/desinstalação e de nova instalação). Depois é só seguir o procedimento:

  • Ligar para o Detran para pegar o código que autoriza a prosseguir com a reinstalação;
  • Levar o carro para fazer a Inspeção Veicular (será verificado se a instalação está de acordo com as normas do Inmetro);
  • Levar o laudo no Detran para finalizar o processo e aguardar o documento em que já vai constar o GNV como combustível.
Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago