Empresas do grupo:

Início » TSE mantém posse de deputada estadual mais jovem do Brasil

TSE mantém posse de deputada estadual mais jovem do Brasil

por Leonardo Grandchamp
2 minutos ler

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem (2) manter a posse da deputada estadual Chiara Biondini (PP-MG), eleita a parlamentar mais jovem nas eleições de 2022. Mandato foi impugnado pelo suplente do partido, Heleno Marcio de Melo Boy, que alegou a condição de elegibilidade de Chiara para tomar posse.

O suplente contestou a posse da deputada, que foi realizada no dia 22 de fevereiro, após a parlamentar completar 21 anos, idade mínima exigida pela Constituição para assumir o cargo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os demais deputados foram empossados em 1° de fevereiro, na primeira sessão da legislatura.

Leia também: TSE Arquiva Processos Da Lava Jato Sobre Caixa 2 Do PMDB, PP E PT. Confira!

Segundo os advogados de Chiara, o regimento interno da assembleia permite a realização da posse em até 30 dias após a primeira reunião.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Ao analisar o caso, por unanimidade, os ministros do TSE decidiram manter a posse da deputada.

Leia também: TSE Multa Advogado Que Fez Petição Utilizando Inteligência Artificial

Durante a sessão, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ressaltou que a decisão não é uma autorização para a criação de prazos irrazoáveis para desvio de finalidade para burlar a lei. Em janeiro, Moraes rejeitou uma liminar para impedir a posse de Chiara.

“O prazo não só é razoável, como é praxe. É praxe no Congresso Nacional, no STF e em todo o serviço público. Não há nada que destoe da regularidade”, concluiu.

Original de Agência Brasil

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More