Existem muitos pontos que devem ser observados para que os processos na área de logística alcancem o sucesso esperado, mas algo que tem um grande peso e que requer cautela é a escolha dos fornecedores, essenciais para que os procedimentos aconteçam da forma certa.
Ainda que boa parte da responsabilidade seja da empresa, o fornecedor deve garantir o bom andamento da cadeia de processos e gestão do negócio como um todo, colaborando desta forma para um serviço de qualidade com prazos bem definidos.
Em contrapartida, quando não provém um bom serviço, pode ocorrer o efeito contrário, com atrasos, má gestão de envios e valores que não condizem com o mercado.
Por essa razão, é extremamente importante fazer uma boa pesquisa das empresas qualificadas para trabalhar, para que não impacte de forma negativa na sua operação.
Esse é um processo que requer muita pesquisa e determinação, além de uma boa dose de paciência. É fundamental que o fornecedor atue dentro das leis e trabalhe com valores que condizem com o que o mercado pede.
Os valores praticados impactam diretamente nos lucros da empresa, então é ideal estar atento com esse fator.
Além disso, com um preço abaixo do mercado, pode indicar que a qualidade dos produtos é aquém do esperado.
Algo que pode ajudar nessa análise é uma conversa franca com os clientes dessa empresa, mostrando os prós e contras de uma possível contratação
Para que tudo funcione como deve, as reivindicações devem ser claras e objetivas, assim como a resposta do fornecedor, para que os prazos e os valores sejam negociados de maneira que beneficiem ambos os lados.
Além do preço desse serviço impactar nos lucros, atrasos podem prejudicar a imagem da empresa. Todos esses detalhes precisam estar discriminados em contrato, evitando qualquer margem para erros.
Embora seja necessário manter uma relação de confiança, é importante se lembrar que imprevistos acontecem.
Essas situações podem contribuir para experiências negativas, o que não é nada bom para a empresa e os clientes também.
Todas as decisões e acordos precisam ser expressos em contratos. Isso porque todo o processo logístico é delicado e erros podem gerar problemas maiores, mas que poderiam ser evitados por alguns tópicos contratuais envolvendo prazos de entrega, perda ou extravio de produtos, entre outras coisas.
Seguindo esses passos é possível criar relações mais eficientes com esse elo essencial para todo o processo logístico, aplicando boa técnicas para manter um ritmo de trabalho bem feito.
Por Helmuth Hofstatter, Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional.
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