Categories: Negócios

Uma pequena palavra pode aumentar suas vendas

A forma com que respondemos nossos clientes impacta nossas vendas. Tratá-lo mal vai fazer com que fique insatisfeito e não compre mais dos nossos negócios. Mas você sabia que mudanças sutis, muitas vezes ignoradas por nós, podem fazer com que aumentemos a satisfação e intenção de compra dos nossos consumidores?

Por exemplo, quando você manda um email, em nome de sua loja, desejando um bom dia, você escreve: “Eu te desejo um ótimo dia” ou “Nós te desejamos um ótimo dia”?

Ou, ainda, quando alguém te pergunta se você tem determinado produto, você responde: “Eu tenho várias peças” ou “Nós temos várias peças”?

Notou a diferença? O que é melhor usar? “Eu” ou “nós”?

Um estudo científico publicado em agosto de 2018 mostra que, quando usamos “eu”, o cliente fica mais satisfeito com a empresa e tem mais vontade de comprar. Em números, a pesquisa mostrou que a intenção de compra aumenta em até 7%.

Isso acontece porque as pessoas acreditam que o funcionário que usa a primeira pessoa está mais envolvido emocionalmente com a interação. Ou seja, há a percepção de que está mais próximo e sendo mais real no atendimento.

Uma das vantagens da pequena empresa é justamente o contato direto entre o dono e o cliente. As pessoas valorizam essa proximidade. Grandes instituições, como o Ponto Frio ou a Magazine Luiza, criaram personagens para serem capazes de responder em primeira pessoa e têm tido um tremendo sucesso com isso. Por que, então, os pequenos passaram a responder usando o “nós” para passar a impressão de que são grandes? Volte!! Use o “eu”! Se identifique! É disso que as pessoas gostam!

Resumindo: se você quer aumentar suas vendas e fazer que seus consumidores fiquem mais felizes com sua empresa, passe a mostrar a eles que estão conversando com uma pessoa especificamente e não com a empresa. (use “eu” nas suas respostas!)

Sobre os fundadores:

Luciana Padovez Cualheta é co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD researcher (UnB) em Ensino de Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. 
Altair Camargo é co-Fundador da Sempreende. PhD researcher (USP) em Marketing de Serviços. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em educação para adultos. Revisor da Revista de Administração e Inovação e da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

14 segundos ago

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

1 hora ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

1 hora ago

Empresas têm até dia 28 para preencher o Relatório de Transparência Salarial

Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…

2 horas ago

Reforma Tributária: cerca de 6 milhões de empresas têm apenas este ano para se adaptar às novas regras

Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…

2 horas ago

Câmara aprova PL que adapta Estatuto da Microempresa à Reforma Tributária

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…

2 horas ago