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Uma política de crédito para clientes pode evitar a inadimplência

Uma política de crédito para clientes pode evitar a inadimplência

01/05/2023 às 16h03 Atualizada em 01/05/2023 às 19h03
Por: Gabriel Dau
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Foto: Reprodução
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A criação de uma política de crédito é fundamental para que seja possível evitar a inadimplência. Além disso, com uma política bem definida e estruturada, é possível diminuir problemas financeiros futuros para a empresa, ao conceder o crédito ao seu cliente e, ao mesmo tempo, também permite a ampliação da carteira de clientes e aumento do faturamento.

Neste conteúdo, abordaremos sobre como criar uma política de crédito e evitar a inadimplência da sua empresa. Ainda mais, traremos dicas para a elaboração das etapas necessárias de desenvolvimento de uma política de crédito sólida, além de estratégias utilizadas para a diminuição da inadimplência dos seus clientes.

Veja os tópicos abordados:

  • O que é uma política de crédito;
  • Como criá-la; 
  • Estratégias para evitar a inadimplência;
  • O GestãoClick e a política de crédito.

Boa leitura!

Leia também: Foi Suspensa A Análise No STJ Da Inclusão De Créditos Presumidos Do ICMS

O que é uma política de crédito?

Primeiramente, a política de crédito é um regulamento que define como a empresa concederá um crédito de compra para os seus clientes. Ela é fundamental para a consolidação dessa política e foi desenvolvida como forma de garantir que, aqueles que receberem a concessão do crédito, tenham a capacidade financeira de realizar o pagamento das suas dívidas à empresa.

Além disso, através de uma política de crédito bem estruturada, encontra- se vários benefícios, como:

  • Redução do risco de inadimplência: Antes de conceder o crédito ao cliente, é importante realizar uma análise financeira do interessado. Dessa forma, a política de crédito ajuda a garantir que aqueles que recebem aquele crédito, sejam capazes de pagá-lo;
  • Aumento da carteira de clientes: a implementação da política de crédito auxilia a empresa a expandir sua base de clientes, visto que ela se torna um facilitador de compras;
  • Fidelização de clientes: Por último, ao disponibilizar o crédito de forma responsável, os clientes se tornarão fiéis à sua empresa

Como criar uma política de crédito?

Ao conceder o crédito ao seu cliente, algumas medidas são necessárias para que não ocorram prejuízos financeiros para a sua empresa. A seguir, definimos pontos relevantes e que devem ser considerados ao iniciar a implementação da política de crédito. 

Análise de crédito

Análise de crédito é a etapa principal para definir se o cliente interessado pelo crédito está apto, ou não, para o pagamento da sua dívida. Ela envolve informações pessoais e que serão utilizadas para averiguar a concessão do crédito.

As informações importantes são:

  • Dados pessoais: nome completo, data de nascimento, endereço, telefone, CPF, RG e e-mail;
  • Dados financeiros, renda mensal, dívidas não quitadas e histórico de crédito;
  • Informações empresariais: No caso de pessoa jurídica, é importante tomar conhecimento sobre o faturamento da empresa e o histórico de pagamento de dívidas. 

Dessa forma, a partir desses dados coletados, a empresa está apta a determinar se o cliente é capaz de pagar as suas dívidas e se há algum nível de risco.

Critérios importantes para a concessão de crédito

A partir dos dados fornecidos na etapa de análise de crédito, é importante definir quais critérios serão adotados para a concessão de crédito. É válido ressaltar que, os critérios devem ser claros e objetivos, para que não haja problemas de interpretação.

Definimos alguns critérios que podem ser utilizados pela sua empresa para facilitar essa avaliação, confira: 

  • Renda: Defina uma renda mínima que o cliente deve possuir para adquirir o crédito;
  • Histórico de crédito:confira o histórico de dívidas do seu cliente e confira se há algo em aberto;
  • Limite de crédito: Defina um valor máximo de crédito que cada cliente pode receber;
  • Determine garantias: exija garantias, como algum patrimônio do seu cliente, para a concessão de crédito. 

Dessa forma, com esses critérios, é possível se certificar de que todos os seus clientes, ao receber o crédito, consigam pagá-lo.

Defina o limite de crédito

Ao definir a concessão de crédito e como será feita a análise, a empresa deverá, em seguida, determinar os limites máximos que cada cliente poderá receber ao solicitar. A definição do limite deverá considerar a capacidade financeira do cliente e problemas que podem surgir.  

Para definir o limite, considera-se:

  • Risco: quanto maior o risco relacionado ao cliente, menor será o seu limite de crédito;
  • Capacidade financeira: o limite de crédito deve estar compatível com a renda financeira do cliente, considerando as outras dívidas que ele já possui;
  • Histórico de crédito: se esse cliente já teve algum tipo de problema devido ao não pagamento de suas dívidas, nesse sentido, o limite de crédito deverá ser reduzido. 

Leia também: Nova Portaria Dá Garantia De Crédito Por Seguro-Garantia E Fiança Bancária 

Formas de pagamento

Outra questão importante ao criar uma política de crédito, são as formas de pagamento aceitas pela sua empresa. Alguns pontos importantes sobre o pagamento, são: 

  • Prazo: estabelecer uma data limite para o pagamento da fatura;
  • Formas de pagamento: se o pagamento será à vista ou parcelado;
  • Juros: definição da porcentagem, em juros, caso ocorra o atraso do pagamento.

Assim, através dessas condições, o seu cliente estará ciente sobre todas as condições de pagamento, datas e as porcentagens de juros se houver atrasos. 

Crie um contrato

Por último, para validar judicialmente todas as informações sobre a política de crédito criada pela sua empresa, é importante formalizar todas as condições através de um contrato

As principais informações que devem estar no contrato são:

  • Valor do crédito concedido;
  • As taxas de juros;
  • Prazos para pagamento;
  • As condições de pagamento;
  • As penalidades em caso de atraso no pagamento;
  • Informações pessoais do cliente;
  • A data da formalização do contrato;
  • A assinatura do seu cliente e a do responsável pela empresa;
  • Entre outras.

Estratégias para evitar a inadimplência

Para evitar a inadimplência dos clientes após a concessão do crédito, algumas medidas e estratégias podem ser utilizadas, como:

  1. Acompanhe os pagamentos: Primeiramente, é extremamente importante que a empresa monitore o histórico de pagamento das dívidas dos seus clientes. Nesse sentido, poderão ser enviados avisos em forma de lembretes como forma de evitar a falta de pagamento. 
  2. Entre em contato com inadimplente: Caso um cliente se torne inadimplente, é necessário que a empresa entre em contato para trazer algum tipo de solução para o problema. Ainda mais, a empresa deve mostrar compreensão e disposição para ajudá-lo.
  3. Negociação das dívidas: Se porventura o cliente não conseguir pagar sua dívida, a empresa pode oferecer opções de negociação, como o parcelamento ou a redução de juros.
  4. Cobrança efetiva: Caso o cliente não pague sua dívida, é importante que a empresa estabeleça um prazo firme de cobrança, mas lembre-se que deve ser feito de forma respeitosa. Defina ações e prazos definidos para cada etapa de cobrança. 

O GestãoClick e o limite de crédito

Desde já, utilizar ferramentas de gestão empresarial que facilitem todos os processos necessários para manter um controle efetivo, é um ótimo investimento para a sua empresa. O GestãoClick é um software de gestão que conta com diversas funcionalidades para que você consiga controlar e acompanhar todo o gerenciamento do seu negócio. 

Além disso, o GestãoClick conta com uma ferramenta de limite de crédito, que permite restringir um valor de crédito concedido ao seu cliente. E, caso deseje, é possível liberar o limite para que o cliente possa excedê-lo. Dessa forma, você terá o controle sobre os clientes que possuem limite de crédito.  

Leia também: AGRO! BNDES Lança Linha De Crédito Rural Com Taxa Fixa Em Dólar

Além da ferramenta de limite de crédito, existem outras funcionalidades como: o controle financeiro, controle de estoque, cadastro de clientes, módulo de contratos e orçamentos, ordem de serviço, emissão de notas fiscais e muito mais!

Assim, o GestãoClick oferece soluções relevantes que permitem a gestão eficaz de todas as áreas importantes da sua empresa. 

Conclusão

Dessa forma, a criação de uma política de crédito é extremamente significativa para garantir a saúde financeira do seu negócio. Por fim, a política deve considerar os riscos associados à concessão de crédito, desde seus limites às condições de pagamento. 

Ainda mais, o seu negócio deverá adotar estratégias que evitem a inadimplência dos seus clientes, como o acompanhamento da carteira de clientes, acompanhamento dos clientes com atrasos de pagamento, negociação das dívidas e a cobrança efetiva. Assim, com uma política de crédito adequada, a empresa garantirá uma gestão financeira saudável e um relacionamento positivo com os seus clientes. 

E conte com a GestãoClick para te ajudar a gerenciar todos os processos mais importantes para o seu negócio. Conheça nossas soluções e comece o teste grátis de 10 dias

Fonte: GestãoClick

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