Muitos casais estão optando por deixar o casamento tradicional de lado e escolhendo a união estável em seus relacionamentos.
Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre a união estável e o direito à pensão por morte.
A pensão por morte se trata de um benefício do INSS, destinado aos dependentes do segurado Instituto que veio a óbito ou teve sua morte presumida.
Este benefício tem como destino os dependentes dos segurados do INSS como mencionamos, sendo eles:
Na situação onde os pais e os irmãos vão requerer o benefício será preciso realizar a comprovação da dependência financeira do segurado que veio a óbito.
Um adendo importante é que como foi visto separei os dependentes por grupos, pois se existir algum dependente de um grupo exclui direto o direito à pensão dos outros dependentes, exemplificarei para ficar mais fácil.
Exemplo: Caso o segurado que venha a óbito tenha um cônjuge dependente do grupo I, os pais e irmãos do grupo II e III não têm direito ao benefício.
Você precisa saber que a união estável oferece direitos similares a um casamento oficial, por isso em caso de viuvez o cônjuge tem direito a receber a pensão por morte, entretanto, será necessário comprovação legal da relação.
Lembrando que como foi observado nos grupos o cônjuge tem preferência ao recebimento da pensão por morte em frente aos demais dependentes.
Já no que se refere aos filhos, estes possuem igual direito à pensão, sendo assim, quando há companheiro e filhos, cada um receberá sua porcentagem devida.
Como mencionamos para ter direito à pensão por morte é necessário realizar a comprovação do relacionamento, confira os documentos, lembrando que pode ser comprovada através de prova testemunhal e documental como, por exemplo:
Caso não tenha nenhum desses documentos pode ser possível recorrer a outras formas de provar a relação.
Destaco que, caso as provas sugeridas não sejam aceitas pelo INSS, elas precisam ser encaminhadas ao judiciário, situação que pode requerer o auxílio de um advogado previdenciário. Por isso, alguns outros documentos podem ser:
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…