O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), libera a partir desta quarta-feira (25), o novo benefício mensal com os novos valores de 2023, para mais de 36 milhões de aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios.
Nesta quarta (25), os primeiros segurados a receberem o novo valor do benefício mensal são aqueles que recebem um salário mínimo (R$ 1.302). Isso porque, os segurados que ganham mais de um salário terão acesso ao benefício a partir de fevereiro.
Na prática, os aposentados e pensionistas que ganham um salário mínimo terão um aumento de 7,42% quando comparado ao piso nacional do ano passado. Já os segurados que recebem mais de um salário, o reajuste será de 5,93%.
Para quem ganha um salário mínimo, o reajuste aplicado é acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, ou seja, representa um ganho real para os segurados. Já quem ganha acima de um salário, o reajuste foi apenas para compensar a inflação.
Leia +: INSS paga adicional de 25% para aposentados; veja quem pode receber
O calendário de pagamentos do INSS para 2023 leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador, que é aquele exibido após o traço.
Datas de pagamento para quem recebe um salário mínimo:
Datas de pagamento para quem recebe mais de um salário:
Através da plataforma Meu INSS, o segurado poderá realizar a consulta do extrato de pagamentos e identificar o valor exato a receber, com os possíveis descontos.
O primeiro passo é acessar a plataforma Meu INSS, realizar login, onde, na tela início na opção “Meus Benefícios” o segurado deverá clicar no símbolo de olho.
Dessa forma, deverá ser exibido a competência de janeiro, onde haverá o valor final do benefício, que é aquele após os descontos, a data de pagamento e se há ou não bloqueio de empréstimos.
Também é possível clicar em “Detalhar”, exibido na página seguinte, onde o sistema mostrará o valor final do benefício após os descontos, assim como o valor disponível para contratar crédito consignado (se houver).
Por fim, o extrato de pagamentos apresenta ainda as seguintes informações:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…