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Uso do Marketing Digital na Saúde

Uso do Marketing Digital na Saúde

30/04/2023 às 14h22 Atualizada em 30/04/2023 às 17h22
Por: Leonardo Grandchamp
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Imagem De A Stockphoto / adobe stock
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Marketing Digital para a área da Saúde é um tema que gera bastante polêmica. “Saúde é comércio?”, “Médicos e dentistas podem divulgar fotos de pacientes?”, “Minha Clínica pode ter um perfil no Instagram?”. Esses são alguns exemplos de dúvidas que os profissionais da saúde têm quando o assunto é marketing e internet.

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Mas, com o mercado cada vez mais disputado, médicos e dentistas que não divulgam os seus serviços na internet perdem espaço para a concorrência, pois contar apenas com a propaganda “boca a boca” não é o suficiente. Afinal, as redes sociais e o Google são as principais fontes de pesquisa hoje em dia.

Leia também: Já Ouviu Falar Em PLR Marketing Digital? Veja Que É!

Por isso, fizemos um pequeno manual de boas práticas para você entrar, sem medo, no mundo do Marketing Digital! Continue a leitura e coloque as dicas em prática hoje mesmo!

Médicos e Dentistas precisam ter presença online?

Como dito antes, boa parte das pesquisas e compartilhamento de informações está em ambiente online. Pense, por exemplo, na sua rotina: como você acessa as notícias diárias? Instagram, sites de notícias, YouTube ou WhatsApp. Talvez, essa será a resposta da maioria dos leitores desse texto, pois essas são ferramentas de uso diário para a maioria das pessoas.

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Leia também: Veja 10 Tendências De Marketing Digital Para 2023 Listadas Com Ajuda Do ChatGPT

Quando o assunto é saúde ou estética, não é diferente. Com certeza, você, que é Médico ou Dentista, já atendeu muitos pacientes que consultaram o Dr. Google antes de chegar ao seu consultório.

Esse é um exemplo de como a mudança no hábito das pessoas reflete no consumo de informações sobre saúde. Em qualquer segmento de mercado, a internet é uma das principais fontes para procura de informações sobre empresas, serviços e produtos. Por esse motivo, é importante que clínicas e consultórios estejam presentes também no mundo digital.

Mas nós sabemos que não é fácil construir e consolidar a identidade de uma empresa em um ambiente online. Por isso, preparamos dicas fundamentais para você criar mais um canal de interação com seus pacientes. Continue a leitura.

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Como fazer Marketing Digital na área da Saúde

Saúde e bem-estar são bens preciosos e não devem ser tratados como mercadoria. Isso é fato. Mas o Marketing não se resume a vendas. Apesar de a venda ser uma consequência de um trabalho bem realizado, ela não é o único objetivo ou foco do Marketing Digital.

Você pode, por exemplo, utilizar as plataformas digitais para criar uma comunidade para troca de informações e experiências. Ou seja, o objetivo é se aproximar dos pacientes, fortalecer a marca, criar autoridade e ser referência em determinado assunto.

Nesse sentido, durante a pandemia, os profissionais da saúde intensificaram sua presença online. Mas existem muitas dúvidas sobre o que é permitido ou não no Marketing Digital para a Saúde.

Conselho Federal de Medicina (CFM) e o de Odontologia (CFO) possuem diretrizes para a divulgação nesse ambiente. Médicos não podem divulgar endereço e telefone de consultório ou clínica. Também não podem expor pacientes, mesmo que por eles autorizado, divulgar método ou técnica que não tem comprovação científica e anunciar técnicas exclusivas. Confira o manual completo do CFM.
Já os dentistas, podem divulgar os canais de contato, porém é proibido divulgar preço dos procedimentos, promoções, oferecer descontos, brindes ou gratuidade de serviços.

Assim, Médicos e Dentistas podem falar sobre técnicas e procedimentos das áreas em que possuem especialidade. Com isso, ajudam a propagar informações de caráter educativo, informativo e que promovam saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Para isso, existe uma gama enorme de plataformas com possibilidade de criação de conteúdo em diversos formatos. A principal dica que podemos compartilhar é: experimente as ferramentas, faça testes e produza conteúdo original. Mas lembre-se de utilizar uma linguagem acessível a diferentes públicos. Além disso, nada de sensacionalismo ou promessas de soluções milagrosas!

Leia também: 6 Plataformas de Telemedicina.

3 dicas para o sucesso no Marketing Digital para a Saúde

Existem três itens fundamentais para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital para a Saúde:

Site

O site é sinônimo de credibilidade e garantia de independência, pois você não estará sujeito a políticas de outras plataformas. Ou seja, você tem um ambiente seguro para disponibilizar o seu conteúdo de forma permanente e duradoura, o que não ocorre no Instagram e no Facebook, ferramentas que podem até deixar de existir, como aconteceu com o Orkut.

Se você possui um site ou blog, você não corre o risco de dedicar tempo e recursos financeiros para a produção de conteúdos que podem ser apagados. Além disso, o site é pré-requisito para quem deseja investir no Google Ads, a plataforma de publicidade do Google.

Conteúdo

No mundo do Marketing dizemos que conteúdo é REI! Independentemente do seu objetivo com o Marketing Digital para a Saúde, o conteúdo é a base de uma estratégia de sucesso. Mas o conteúdo deve ser de qualidade e produzido para o público certo. Por isso, não perca tempo replicando os temas que circulam pelas redes sociais. Pesquise com seus pacientes, funcionários e amigos o que eles gostariam de ver nas redes sociais do seu consultório ou clínica, assim você terá ideias originais para trabalhar.

E vale lembrar mais uma vez: adapte a linguagem ao seu público!

Dica: Marketing Digital – como começar?

Planejamento

Com uma rotina corrida, é difícil parar diariamente para as postagens nas redes sociais. Mas a frequência das publicações é muito importante para manter a interação com o público. Por isso, invista no planejamento. Você pode, por exemplo, separar um dia do mês para a produção do conteúdo e já deixar tudo programado.

Mas, se precisar de ajuda profissional, temos uma agência parceira que é especializada em Marketing Digital e Gestão de tráfego. Clique aqui e conheça a Verticis. 

Resumindo

Profissionais da saúde podem fazer Marketing?

Claro! Todo profissional pode, e deve, fazer um marketing pessoal e profissional. Isso atrai mais clientes e visibilidade. Sendo que, no caso da medicina e odonto, é importante notar os limites impostos pelo CFM/CFO.

O que é mais importante no Marketing para Saúde?

O primeiro passo e mais importante é saber com quem se fala. Quem é seu paciente? Quais suas características? Montar uma Persona pra isso é ideal!

Posso terceirizar meu Marketing?

Nós achamos que isso é perfeito! Médicos e dentistas estudam para fazer procedimentos nas pessoas, não para se preocuparem com burocracias ou mesmo marketing. Ter uma agência parceira facilita muito sua vida.

Por Ana Elisa Siqueira, Analista de Marketing e Customer Success na Verticis

Original de ContaDr.

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