Do inglês User Experience, o UX Design, ou design de experiência do usuário, é um conceito que engloba uma série de práticas e técnicas voltadas para a otimização de plataformas digitais. Essa otimização garante uma melhor experiência de compra e pode conceder maior destaque para o seu negócio digital.
O conceito não se limita apenas ao web design, design gráfico ou texto, mas o último é certamente uma das melhores formas de se iniciar uma jornada de otimização. O UX Writing proporciona melhor compreensão por parte do cliente, mais tempo de permanência e aumento do tráfego. Todos esses itens são essenciais na criação de uma marca de sucesso, tanto em vendas quanto no plano de branding.
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O principal objetivo do UX Writing é auxiliar o usuário em sua jornada de compra. Para tal, é necessário saber quem é o usuário. Por esse motivo, uma pesquisa de público é essencial. O público interessado em produtos de beleza, por exemplo, não é o mesmo público que se interessa por acessórios para automóveis.
É necessária uma pesquisa que entenda o comportamento do seu público, suas atividades online e, principalmente, aspectos culturais da sua comunidade. Isso permite que haja uma escolha adequada do campo semântico explorado, tom de voz, estilo e tipo de estrutura dos textos.
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Após o planejamento, o emprego da técnica depende de uma boa compreensão de linguística, da estrutura da plataforma de vendas e da experiência de compra do seu produto. Para um projeto com escopo limitado e voltado para a primeira experiência de otimização em UX Writing, os responsáveis pelo texto devem focar em no mínimo três pilares:
O texto deve ser claro, sem rodeios e capaz de entregar a mensagem em poucas palavras. Quanto mais claro o texto, mais fácil e prazerosa a navegação e, portanto, melhor é a experiência
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Todo texto deve ter uma função. O uso de textos sem utilidade prejudica a experiência e leva a confusão. O ideal é que todos os textos tenham a intenção de informar ou estimular o consumidor.
Um texto conciso, com uma estrutura bem pensada, pode acelerar o processo de compra. O ideal é que o produto ou serviço seja explicado com poucas palavras, mas que desperte o interesse do usuário. Para tal, é necessário uma boa hierarquia de informações e estrutura narrativa do texto.
Otimização leva tempo. Para que o trabalho contínuo tenha retorno adequado, é necessário acompanhar as métricas resultantes. Dados extraídos direto do backend da plataforma, softwares de terceiros, Google Analytics e perguntas feitas ao setor de atendimento são boas fontes para pesquisa e análise de métricas. Com uma atualização mensal, baseada nos dados, a chance de sucesso é muito maior. Com uma otimização feita por meio de UX Writing, fica muito mais fácil vender celular, roupas, bicicletas, perfumes ou o que desejar.
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