CLT

Vacina contra Covid-19 poderá ser requisito para conquistar trabalho?

A tão esperada vacina contra a Covid-19 já está em solo brasileiro, ou melhor, correndo pelo sistema imunológico daqueles considerados como preferenciais, e a atual fase na luta contra a pandemia levanta novos debates.

Afinal, a vacinação será obrigatória?

Empresários se questionam se podem seguir o que já vem sendo adotado no exterior e solicitar a comprovação de vacina no ato da admissão.

Ou, ainda, se é viável exigir que seus colaboradores sejam imunizados, e se quem se negar a isso pode ser demitido por justa causa.

O racional se estabelece no fato de que a responsabilidade pela contaminação no ambiente laboral – segundo firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – é do empregador.

Logo, o empresário precisa se valer das medidas cabíveis.

“Esse é um tema polêmico e a resposta é que não temos leis que forneçam amparo concreto sobre o assunto. Há vários posicionamentos, em todos os sentidos, mas não há nada de pacífico ou autorizado até o momento”, esclarece Daniel Bijos Faidiga, advogado especialista em contencioso cível estratégico e arbitragem, membro da Comissão Especial de Coaching Jurídico da OAB/SP e sócio do escritório LBZ Advocacia.

A Constituição Federal assegura em seu artigo 7°, inciso XXII, como direitos do trabalhador a “redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”.

Da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) podemos extrair que: “cabe às empresas cumprir e fazer cumprir com as normas de segurança e medicina do trabalho” (artigo 157, I da CLT), assim como cabe aos empregados “observarem as normas de segurança e medicina do trabalho e colaborar com as empresas na aplicação de tais regras” (artigo 158, I e II da CLT).

Ainda, de acordo com o parágrafo único do artigo 158 da CLT, constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada quanto à observância das instruções expedidas pelo empregado.

Nos últimos dias de 2020, o Plenário do STF decidiu que o Estado pode determinar aos cidadãos que se submetam, compulsoriamente, à vacinação contra a Covid-19, prevista na Lei 13.979/2020.

“Pela decisão do Supremo, entende-se que não poderá haver a imunização forçada, mas desde que observada algumas limitações e respeitadas as respectivas esferas de competência, os Estados e Municípios poderão impor aos cidadãos que recusarem à vacinação as medidas restritivas previstas em lei como, por exemplo, multa e impedimento de frequentar determinados lugares”, explica Daniel.

Diante de tais argumentos, firmados na ideia de que a vacinação é em prol da coletividade dos trabalhadores, há quem defenda a possibilidade do empregador exigir a vacinação a seus colaboradores, em especial em razão da sua responsabilidade em manter um ambiente saudável e seguro.

Foto: imagoimages / Ulmer

Assim, o descumprimento de tal imposição poderia ser caracterizado como ato para dispensa motivada, ainda que após advertências e suspensão.

“Embora sedutora a tese para aqueles que defendam a vacinação obrigatória, no âmbito das relações do trabalho, onde a legalidade impera nas discussões judiciais e onde o direito mais forte é o do empregado, o fato é que não há nenhuma lei ou regra expressa que permita a penalização máxima para aquele funcionário que se negue a vacinar. Assim, é nossa obrigação orientar que há riscos na adoção de uma medida tão drástica como a rescisão por justa causa”, alerta Daniel aos empresários.

“De igual modo que a não contratação, ou até demissão sem justa causa, de um profissional não vacinado ou a exigência do cartão de vacinação (salvo algumas hipóteses legais) pode ser tido como ato discriminatório”, completa.

Diante da enxurrada de questionamentos e informações falsas, o melhor a ser feito pelas empresas é o fortalecimento de suas políticas de orientação em prol do bem estar coletivo e da saúde no ambiente corporativo, atendendo a todas as regras de higiene e segurança, enquanto aguardam regulamentação legal sobre o tema.

E vale a ressalva de que tal questionamento se torna cabível apenas quando as vacinas contra a Covid-19 estiverem disponíveis – na rede pública ou privada –, para todos os cidadãos.

A LBZ Advocacia é um escritório de advocacia com experiência de mais de duas décadas de mercado e composto por uma equipe dinâmica e talentosa, que oferece ao mercado soluções criativas e adequadas à realidade e necessidade de cada empresa.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

30 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago