Imagem por @freepik / freepik
A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será ampliada para todos os brasileiros com idade acima de 18 anos imunizados com a segunda dose há mais de cinco meses. O anúncio foi feito essa semana pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Segundo o chefe da pasta, há vacinas suficientes para atender as mais de 38 mil unidades básicas de saúde espalhadas pelo Brasil. Até então, o reforço era aplicado apenas em pessoas acima dos 60 anos que haviam sido imunizadas há mais de seis meses.
De acordo com o Ministro, estudos científicos realizados em parceria com a Fiocruz e um estudo que foi encomendado em parceria com a Universidade de Oxford para avaliar a aplicação da 3ª dose, há doses suficientes para aplicação da dose de reforço para todos acima de 18 anos.
O ministro também aproveitou para lançar a campanha Mega Vacinação, destinada a convocar a população para completar o esquema de imunização. Novas regras para o intervalo entre as doses e para a dose de reforço foram anunciadas.
Se, por um lado, o Ministro defende a vacinação nesta faixa etária, por outro, os especialistas em saúde criticaram esta atitude. O Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) emitiram nota manifestando lamentar profundamente em relação à decisão do Ministério da Saúde.
Eles estão solicitando um posicionamento da Anvisa, que já havia autorizado a vacinação com o imunizante da Pfizer em jovens de 12 a 17 anos. A Anvisa informou que investiga suspeita de reação adversa grave com vacina da Pfizer, mas que não existem até o momento “evidências que subsidiem ou demandem alterações nas condições aprovadas para a vacina”.
No exterior, vários países já estão imunizando os adolescentes entre 12 e 17 anos. São os casos da Alemanha, Dinamarca, França, Noruega, Chile, Cuba, Estados Unidos e Canadá.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…