Designed by Africa Studio / shutterstock
Os semestres finais da universidade são cheios de expectativas e embora haja desejo de terminar o curso em breve, muitas dúvidas podem surgir na mente dos recém-formados e alunos.
Uma das maiores preocupações de quem está começando no mercado de trabalho é conseguir um estágio enquanto ainda estuda, o que às vezes é necessário até para completar a carga horária, ou um emprego logo após a formatura.
E com a crise econômica exacerbada pela pandemia Covid-19, esse período se tornou ainda mais apreensivo.
De acordo com o último censo do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil era de 13,9% no último trimestre de 2020, sendo que 29,8% dos jovens entre 18 e 24 anos, incluindo recém-formados, estavam desempregados.
Porém, com o desenvolvimento da vacinação no país neste ano, o mercado brasileiro começa a se recuperar, e o Indeed, o site número 1 de empregos no mundo, aponta que há um aumento de 23% na proporção de novas postagens de vagas para estágios, trainees e recém formados.
Este crescimento das oportunidades de emprego funciona como um importante impulso para ajudar os jovens a encontrar novos empregos, num momento em que a economia do país tenta se recuperar.
A tendência, segundo Felipe Calbucci, Diretor de Vendas do Indeed, sugere que as empresas estão interessadas em dar oportunidades para recém-formados e estudantes devido à situação atual do país.
“As organizações têm focado em programas de estágio e trainee para o desenvolvimento de talentos para aumentar a retenção e, muitas vezes, para suprir a carência de profissionais qualificados que algumas delas enfrentam. Como a economia do Brasil está se recuperando após a crise da Covid-19, agora é o melhor momento para procurar aquele emprego dos sonhos, e é preciso estar preparado e tentar se destacar porque tem muita gente em busca de uma boa oportunidade também ”, diz Calbucci.
Mesmo com um aumento da oferta, o mercado de trabalho segue bastante concorrido e, mesmo sem experiência prévia, é preciso garantir que o currículo se destaque em meio a tantos outros.
Os jovens recém-formados devem buscar alternativas para construir seu currículo de maneira que convença o recrutador que são os melhores candidatos para a empresa.
Para Calbucci, há alguns passos importantes a seguir ao escrever seu currículo sem experiência.
“Ao entrar no mercado de trabalho pela primeira vez e criar um currículo sem experiência de trabalho prévia, é preciso se concentrar em outros fatores que o ajudaram a desenvolver um conjunto de habilidades profissionais, compartilhar seus maiores pontos fortes e destacar sua formação”.
Para isso, é importante que os candidatos tenham em mente alguns aspectos importantes que devem ser considerados na hora de montar seu primeiro currículo de trabalho.
A fim de identificar a proporção de novas postagens de pós-graduação, a Indeed calculou a proporção de postagens de junho de 2020 a junho de 2021 que continham os termos: ‘estagiário’, ‘estágio’, ‘estágio’, ‘júnior’, ‘recém formado’, ‘recém formado’.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…