Segundo informações da Federação Nacional de Distribuição de Veículos e Automóveis, a Fenabrave, só em março já foram vendidos 117.109 novos veículos no país. Além disso, houve um crescimento considerável em relação ao mesmo mês em 2020, levando em conta um aumento de 13,69% nas vendas.
Diante disso, se entende que já estava tudo encaminhado para uma estabilização, todavia, não é bem isso que está acontecendo de fato neste cenário, considerando que a lista de espera para ter o automóvel em mãos atualmente pode chegar a 120 dias. Além disso, em casos de clientes corporativos, a demora pode ser de até 180 dias.
Posto isto, entenda os motivos determinantes para o atual cenário da compra de automóveis 0 km.
É claro, a pandemia
Diante dos inúmeros impactos financeiros resultantes da pandemia do Covid-19, a expressiva falta de demanda no mercado de automóveis, o fechamento das lojas, foram resultantes de uma paralisação nas linhas de produção.
Sendo assim, o segundo semestre de 2020 foi caracterizado por grandes filas na lista de espera, tendo em mente, que as montadoras precisam de tempo para retornar com o desempenho habitual da produção, bem como a lenta volta do funcionamento normal do comércio. Tudo isto resultando em uma maior demanda do que automóveis ofertados no mercado.
Além disso, cabe salientar outros fatores que devem ser citados, tal como a falta de matéria-prima necessária para produção. Isto se dá por conta do maior tempo ao qual as pessoas passavam em casa devido ao isolamento, que, gerou um aumento na compra de aparelhos eletrônicos para o entretenimento. Desse modo, as montadoras enfrentam uma falta de chips e semicondutores.
Embora tudo isto seja em consequência da pandemia, seja direta ou indiretamente, é válido acrescentar que nem tudo se pode colocar na conta dos impactos do covid-19, tendo em vista, a indústria já estava carente de materiais necessários como alumínio, aço e borracha. Além disso, uma das maiores fabricantes de semicondutores do mundo, a Renesas, sofreu um incêndio em março, acarretando o interrompimento da produção.
Previsão de melhora
Apesar disso, a previsão é de melhora para a situação, considerando que dificilmente as montadoras irão interromper novamente a produção, devido ao processo de vacinação contra a covid-19. Além disso, a maioria das empresas que estavam paradas já retomaram as atividades.
Em suma, a situação deve se estabilizar, no entanto, é necessário paciência, pois o processo se dará lentamente.
Conteúdo por Lucas Machado