Se você já pensou em abrir seu próprio negócio e iniciar sua jornada empreendedora, certamente sabe que essa é muita tarefa que exige muito estudo de mercado e análise estratégica.
Entretanto, dados do Sebrae apontam que os números de empreendedores não param de crescer, são cerca de 42 milhões na ativa e os outros 51 milhões em potencial, além disso, somente nos três primeiros meses de 2023 foram criadas cerca de 214.413 micro e pequenas empresas.
Apesar do cenário desafiador, de acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas respondem por 85% da empregabilidade no país.
Leia também: Contadores Alertam Microempreendedores Sobre Erro Na DASN-SIMEI
“Lembre-se de que o sucesso nos negócios muitas vezes envolve perseverança, aprendizado contínuo e a capacidade de se adaptar às mudanças”, comenta Diego Alvarez, Head de franchising e expansão da Di Santinni, grupo com mais de 40 anos e TOP 3 dos maiores varejistas de calçados multimarcas do país, que elencou algumas dicas para auxiliar os empreendedores no início da trajetória.
Para dar início ao seu negócio, pesquise e identifique antecipadamente as lacunas do mercado, faça uma pesquisa para entender as principais necessidades e desejos dos consumidores e como você pode supri-las. Também é importante planejar com cuidado, elaborando um plano de negócios abrangente e que considere as principais swots (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) daquele mercado.
Para entender seu público é preciso primeiro entender o mercado, por isso, esteja sempre por dentro das principais tendências e novidades do seu nicho. Também é importante adaptar o seu negócio de acordo com as demandas do mercado e dos consumidores. Esteja aberto a novas ideias e abordagens, atualize seus produtos ou serviços para permanecer competitivo.
O modelo de franquias pode ser uma excelente estratégia para abertura de negócio, pois oferece uma oportunidade de crescimento acelerado, além de todo apoio e suporte para a loja. Além disso, esse modelo já considera a expertise de uma marca já estabelecida e consumida pelo público.
Diego reforça a importância da forte presença nas vendas onlines, que representam a maior parte das vendas nos dias de hoje. Para o head, investir em site e redes sociais promove a marca e permite a interação com clientes. Diante disso, priorizar um bom atendimento ao cliente e estar sempre disposto a entender os feedbacks e realizar melhorias é uma das principais chaves do negócio.
Leia também: Obrigações Que Todo Microempreendedor Individual Deve Cumprir
Seja na parte das finanças ou na cultura da empresa, é importante que ambas as partes estejam sempre alinhadas com o seu propósito. Para isso, estabeleça um sistema eficaz na gestão financeira, monitore os fluxos de caixa e estabeleça reservas de emergências. Além disso, construa uma equipe dedicada e motivada, e promova uma cultura de colaboração e inovação.
Para um bom andamento do negócio, o mais importante é que o empreendedor consiga desenvolver habilidades de liderança eficazes, que inspire confiança e motive sua equipe a alcançar os objetivos. Entretanto, também é preciso ter resiliência para as situações difíceis e desafiadoras, superando obstáculos e aprendendo com os erros.
Por fim, Diego reitera a importância de estar sempre ciente das leis e regulamentações relacionadas ao seu setor. É importante sempre manter a conformidade para evitar problemas legais e não correr riscos.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…