Imagem por @standret / freepik
Milhares de brasileiros têm o sonho de ter seu próprio carro ou moto. Contudo, devido ao alto preço desses bens no país, a opção mais acessível e adotada pelos cidadãos está na aquisição de seu carro ou moto através de um financiamento junto aos bancos.
Contudo, esse processo de financiamento pode gerar muitas dúvidas, principalmente para aqueles que estão em busca de financiar um veículo pela primeira vez. Nesse sentido, você sabe o que é preciso para conseguir ter um financiamento aprovado?
Se você também tem essa pergunta, e está em busca de mais uma conquista na sua vida, continue acompanhando que explicaremos exatamente o que você deve ter em mãos para conseguir financiar seu carro ou sua moto.
O financiamento de um veículo se trata de uma operação em que o banco oferece o crédito ao cidadão, e é uma das operações mais tradicionais realizadas pelos bancos e financeiras.
Contudo, como se trata de uma operação que envolve a disponibilização de crédito e o risco de inadimplência, os bancos costumam exigir uma série de documentos para avaliação do perfil do cliente.
Contudo, antes de falarmos sobre quais são os documentos necessários para que você possa financiar seu carro ou moto, primeiro você precisa conhecer as duas modalidades de financiamento que existem e são elas o CDC e o Leasing.
O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é uma operação de financiamento onde o banco ou instituição financeira empresta o valor total do veículo que fica em nome do comprador.
No CDC como o veículo fica em nome do comprador, o risco é maior, dessa forma, costuma ter uma taxa de juros maior.
Já o Leasing se trata de um financiamento onde o veículo passa para o nome do comprador apenas quando o contrato é quitado.
Dessa forma, como o risco é menor, já que o veículo fica em nome do banco, é possível conseguir uma taxa de juros menor para esta modalidade.
Após entender como funciona o processo de financiamento e ter escolhido sua sonhada moto ou sonhado carro, está na hora de realizar o financiamento.
Na loja em que você for comprar o seu veículo, o vendedor será responsável por passar sua ficha para análise nos bancos.
Você pode indicar um banco de sua preferência, ou seguir com a sugestão do vendedor, buscando sempre uma opção que ofereça melhores taxas de juros.
Durante o processo será necessário que você apresente os seguintes documentos para que sua ficha seja montada e enviada aos bancos para a análise de crédito:
Lembre-se que além da aprovação ou da reprovação do financiamento, essa análise de crédito também impactará no valor liberado, a taxa de juros e a quantidade de parcelas.
Por fim, não esqueça, para realizar qualquer operação de crédito você deverá estar sem qualquer restrição em seu nome, caso contrário, você terá baixíssimas chances de ter o financiamento aprovado.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…