A geração Y, ou seja, as pessoas entre 25 e 34 anos, foi a que mais buscou capacitação técnica para realizar concursos públicos em 2020.
Segundo pesquisa realizada pelo Gran Cursos Online, os millennials – ou geração Y –, sozinhos, foram responsáveis por 42,40% da busca por preparação para concursos.
Algumas das características mais marcantes das pessoas que se enquadram na geração Y são a eterna busca por algo melhor e a valorização da boa remuneração no trabalho.
Com isso, é fácil entender por que, entre os principais motivos do interesse nos estudos para concursos, há o desejo por estabilidade, bons salários e possibilidade de crescimento profissional.
Como estudar para concursos públicos?
Para ter sucesso no concurso e ver o nome aprovado na publicação final, criar uma rotina de preparação é fundamental. Isso porque os conhecimentos exigidos nas provas demandam estratégia e dedicação para serem assimilados.
Em muitos casos, devido às provas serem muito específicas, as matérias exigidas têm um profundo grau de complexidade. Para alcançá-lo, não basta se inteirar dos assuntos da área: é necessário saber claramente sobre conteúdos técnicos.
Assim, algumas técnicas são importantes para a organização dos estudos. Confira abaixo algumas dicas para quem pretende estudar para concurso público.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2019/06/volta-ao-conceito-de-escola-com-mulher-estudando-na-biblioteca_23-2148172374.jpg)
Conheça o mercado de concursos públicos
Primeiramente, é importante ter clara a ideia de se a carreira pública é a ideal para você. E a certeza disso só virá depois de muita pesquisa sobre carreira profissional e áreas específicas.
Depois, pesquise sobre os concursos abertos, o que eles oferecem, como funcionam, a quais carreiras e cargos eles abrem portas e todas as outras características dessas provas.
Além de saber o modus operandi das provas e os cargos que elas oferecem, fique de olho em quais órgãos estão abrindo novas vagas, se estas são concorridas ou não e por quê.
Com todo esse conhecimento, será fácil tomar decisões mais assertivas sobre quais os próximos passos da sua carreira.
Defina seus materiais de estudo
Depois de ler o edital do concurso, defina quais são as disciplinas necessárias para realizar a prova. Neste momento, também é válido consultar provas anteriores e ver a abordagem e os assuntos tratados. Depois, topicalize os macro e os microtemas.
Com as disciplinas em mente, é importante decidir sobre como você vai estudá-las. Canais no YouTube, sites de educação, blogs especializados em concursos e livros são boas fontes de conhecimento. Portanto, mapeie onde estão os melhores conteúdos.
Contudo, além da teoria, a prática é muito importante para a preparação. Então, também pesquise simulados e questões dos assuntos estudados a serem respondidas, para que você exercite o que foi aprendido.
Organize seus estudos
“Planejamento” é a palavra-chave nesta etapa. Isso porque é importante saber claramente o que e como deve ser estudado em cada período da preparação.
Portanto, sabendo o que deve ser estudado, defina uma rotina contendo cada disciplina. Crie um cronograma com um período de curto e de longo prazo e registre nele tudo que deve ser aprendido. Essas metas são importantes para te motivar e trazer resultados.
Lembre-se: a rotina deve conter os períodos de estudo de teorias e os períodos de realização de exercícios.
Ao final do planejamento, com tudo estudado e fixado, faça uma revisão de todo o conteúdo.