Categories: + LidasChamadas

Vale a pena comprar carro utilizando CNPJ?

Se você possui uma empresa, já deve ter ouvido ao menos uma vez que comprar carro com Pessoa Jurídica é bastante vantajoso, no que diz respeito ao preço. A informação é verdadeira, mas nem tudo são flores.

É importante saber se a compra em nome da empresa realmente vale a pena para o tipo de uso que você faz do veículo, e – sobretudo – frente à situação pela qual você e a empresa passam. Além disso, é importante saber se o carro realmente terá importância para a empresa, evitando que configure algum tipo de fraude.

Entenda como funciona a compra através do CNPJ, quais são suas vantagens e quais são os maiores problemas de realizar este tipo de transação:

Como comprar carro com Pessoa Jurídica?

As regras dependem da concessionária que está fazendo a venda. Na maior parte das vezes, é necessário o CNPJ da empresa e alguma documentação que comprove que você tem prerrogativas legais para fazer aquela compra em nome da empresa.

Dependendo da modalidade da compra e da empresa que está vendendo o veículo, pode ser necessário entregar algum documento que demonstre a saúde financeira da empresa em questão, para tornar a negociação mais segura para a concessionária.

Quais as vantagens para o comprador?

Entre as principais vantagens de comprar carro com Pessoa Jurídica, destacam-se:

Melhor preço

O preço é, sem dúvidas, a maior vantagem para comprar carro com Pessoa Jurídica. Os descontos costumam partir de 3%, e podem chegar a valores muito consideráveis, a depender do modelo, da quantidade e da forma de negociação.

Além disso, algumas concessionárias com financiadora própria permitem taxas especiais para compradores empresariais, o que pode melhor bastante as condições do negócio.

Possibilidade de negociação em compras maiores

O preço mais atrativo pode se tornar ainda mais significativo quando você faz compras de vários carros ao mesmo tempo pela sua empresa. Nesse caso, os descontos podem atingir até cerca de um quinto do valor normal do veículo, bem como somar alguns benefícios de pós-venda.

Chance de atendimento diferenciado

Em algumas situações – sobretudo quando há múltiplos veículos sendo negociados – o comprador em Pessoa Jurídica consegue condições especiais que vão desde o atendimento, até a manutenção posterior da frota.

Quais as desvantagens de comprar carro com Pessoa Jurídica?

As desvantagens de comprar carro com Pessoa Jurídica devem ser consideradas, para garantir que você não esteja fazendo um negócio muito pior do que pensa:

Risco maior em relação ao veículo

É necessário considerar que, ao comprar carro com Pessoa Jurídica, o veículo não é seu, mas da empresa. Eventuais cobranças e execuções judiciárias sobre a empresa consideram o carro um passivo com boa liquidez, aumentando suas chances de perder o bem em caso de algum problema financeiro.

Além disso, se você estiver passando por uma fase ruim nas finanças, não é possível vender o veículo da empresa para pagar suas contas pessoais, o que reduz sua capacidade de lidar com situações emergenciais.

Regras de inspeção

Com a recente divulgação da inspeção veicular obrigatória, os veículos registrados sob CNPJ deverão praticar a inspeção a partir dos dois anos de uso – um ano a menos do que para os veículos particulares. Se este for o seu caso, é importante considerar o tempo e o incômodo para a inspeção em tempo reduzido.

Necessidade de seguir certos requisitos

Engana-se quem pensa que pode simplesmente comprar um veículo com desconto em nome da empresa para uso pessoal. Os órgãos fiscalizadores também avaliam a compra, e podem multar você (em valores superiores ao desconto) por tentar cometer fraude algum tipo de fraude.

Se você transferir dinheiro próprio para a empresa e fizer a compra, por exemplo, ficará claro que o uso do veículo é pessoal, e não deveria pertencer ao passivo da empresa. Neste caso, pode até mesmo haver uma denúncia de sonegação, uma vez que a compra pode reduzir o custo de imposto de renda sobre a companhia.

Conteúdo via QC Veículos

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Imposto de Renda: Veja quem vai receber restituição em 2025

Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…

44 minutos ago

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

2 horas ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

12 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

13 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

16 horas ago