Fique Sabendo

Vale a pena entrar com a Ação de revisão do saldo do FGTS? Entenda

Previamente, a fins de contextualização, é importante entender que o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá a respeito da correção de valores do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ainda não tem uma data para acontecer. Isto porque, o STF, adiou o julgamento que tinha previsão para acontecer no dia 13 de maio deste ano. O ministro Luiz Fux, explica que isto se deu, devido ao impacto bilionário que a ação pode causar, desta forma, não sendo o melhor momento para julgar a situação, dado que o país vive em um momento de instabilidade em decorrência da pandemia do Covid-19. 

Em razão disso, muito se debate a respeito de entrar ou não com uma ação antes do julgamento do STF. Neste quesito, é necessário entender que aqueles que entrarem previamente com uma ação judicial, caso a decisão desta seja favorável, independente da decisão do supremo, o trabalhador será beneficiado Isto ocorrerá,  caso o STF aplique um efeito modular, ou seja, de dar direito às devidas correções para quem já entrara com a ação.  

Sendo assim, caso o trabalhador não entre com uma ação, e junto a um advogado escolha esperar o julgamento do supremo, ele só estará amparado pelo caso do STF. Desta forma, caso o Supremo aplique essa modulação de efeitos, o trabalhador não se beneficiará, além de perder o direito de levar o judiciário tal demanda.  

Contudo, deve-se atentar aos riscos que envolvem o processo, previamente dito. Para um melhor entendimento, é preciso se atentar aos seguintes aspectos.

Ação da Defensoria Pública

De antemão, vale ressaltar que a Defensoria Pública (DPU), propôs uma ação, que abrange todos os beneficiários, na qual considera os valores defasados, ou seja, aqueles que necessitam da correção, mesmo não podendo revisá-los desde 1999. Sendo assim, caso o STF decida a favor da revisão, será possível a cobrança de valores em até 5 anos antes do ajuizamento da ACP, sendo realizada em 2014. 

Custos no processo da ação

O risco mais relevante envolvendo essa ação, incide no custo processo, visto que o trabalhador deve se encaixar nos requisitos da concessão dos Benefícios da Assistência Judiciária Gratuita. Calma, vou explicar. 

Caso juntamente a um advogado o trabalhador consiga o benefício citado acima, ele não pagará os custos do processo, todavia, se o juiz negar a gratuidade, o beneficiário terá de desembolsar o devido. 

Em razão disso, deve-se atentar a este ponto, pois, caso a decisão do STF seja desfavorável, e o trabalhador tenha acesso à assistência gratuita, ele nada perderá. Contudo, se essa não for a situação, além de ter os benefícios adquiridos pela revisão, o cidadão terá arcado com os custos do processo. 

Cabe salientar, que maioria destes casos, são de competência dos Juizados (pequenas causas), nos quais é garantido a gratuidade do processo, mesmo que o cidadão não atenda os requisitos para a assistência gratuita. Sendo assim, o trabalhador não terá prejuízos, ao menos que precise entrar com um recurso. 

Por fim, vale lembrar, a necessidade do acompanhamento de um advogado especializado, para assim ser decidido a melhor estratégia para dar prosseguimento em cada caso.

Conteúdo por Lucas Machado

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

48 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago