O Vale-Gás é um programa de auxílio à compra do gás de cozinha, destinado a famílias de baixa renda. Elas foram contempladas em agosto com um valor “turbinado” de R$ 110,00. No mês de setembro não haverá pagamento para os beneficiários. O próximo calendário será liberado em outubro.
A regra determina que os cidadãos de baixa renda recebam bimestralmente o vale-gás. O benefício foi criado para ajudar as pessoas a comprarem o gás de cozinha, após os aumentos constantes que impediram que famílias tivessem acesso ao produto.
Até junho, o valor do benefício estava em R$ 53, equivalente à metade do preço nacional do botijão de 13Kg. No entanto, em agosto, o governo autorizou o pagamento de 100% do preço médio nacional do botijão de gás aos beneficiários que receberam o valor de R$ 110.
O vale-gás é concedido às famílias que atendem aos seguintes requisitos:
Lembrando que a inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no Programa, nem no recebimento do benefício.
Assim como no Auxílio Brasil, os beneficiários recebem o dinheiro de acordo com o final do seu Número de Identificação Social (NIS), na ordem do 1 ao 0.
O próximo pagamento será liberado no mês de outubro de 2022. Veja as datas:
Dígito final do NIS | Outubro |
1 | 18/10 |
2 | 19/10 |
3 | 20/10 |
4 | 21/10 |
5 | 24/10 |
6 | 25/10 |
7 | 26/10 |
8 | 27/10 |
9 | 28/10 |
0 | 31/10 |
Para a família saber se vai receber o vale-gás no mês de outubro, será possível realizar uma consulta que poderá ser feita por aplicativo ou por ligação telefônica.
Por aplicativo:
Para saber se vai receber o vale-gás, basta baixar o aplicativo Auxílio Brasil, ele permite que o cidadão possa saber quando o depósito da parcela será liberada, qual o valor do benefício e a data em que o dinheiro vai cair na conta.
Outra forma de consultar o vale gás pelo CPF é acessando o aplicativo do Caixa Tem. Como a maioria dos beneficiários recebe os valores em conta poupança digital, o app da Caixa já é bem conhecido pelo público do programa.
Por telefone
Também é possível realizar a consulta ligando para a central de atendimento da Caixa, telefone 111.
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