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vantagens do PIX para escritórios de contabilidade

Você acreditaria se há alguns anos alguém falasse que existiria um meio de pagamento que funcionasse de forma imediata e sem custo? Certamente, pensaria que era algo de filme, certo? No entanto, em 2020, o Banco Central tornou isso realidade e, como sempre, é fundamental que os contadores entendam as vantagens do PIX para a contabilidade.

O Banco Central explica, em seu site, que o PIX foi criado com o objetivo de aumentar a velocidade de pagamentos ou transferências, para promover a competitividade do mercado e incentivar a modernização dos pagamentos no varejo.

As principais vantagens do PIX para a contabilidade

Assim como, em determinado período, os contadores precisaram se adaptar ao eSocial e a Nota Fiscal Eletrônica, agora é momento de se atualizar sobre o PIX.

Sabemos que quando algo novo chega no mercado, há dúvidas e incertezas. Neste caso, a informação é o melhor caminho. Por isso, abaixo listamos algumas vantagens que o PIX pode oferecer ao escritório contábil.

Redução de custos

O PIX se tornou uma opção ao TED e ao DOC, pois permite aos escritórios reduzirem custos com transferências.

O Microempreendedor Individual (MEI) e pessoas físicas, por exemplo, não pagam taxa para realizar um PIX.

Já as pessoas jurídicas pagam uma taxa, mas essa, geralmente, é inferior aos meios convencionais.

Cada instituição financeira estabelece o valor da taxa. Podemos compartilhar como exemplo o caso do Itaú que cobra uma  taxa de 1,45% do valor pago, com valor mínimo de R $1,75 e máximo de R $9,60.

Já o Banco Bradesco cobra 1,40% do valor, com valor mínimo de R $1,65 e máximo de R $9,00. Algumas fintechs, como o Nubank, isentam o cliente de taxas.

Eficiência operacional

Escritórios que adaptam seus sistemas para integrar o PIX conquistam uma agilidade nas tarefas.

Isso porque a plataforma permite fazer pagamento entre empresas e pagamento do recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais de forma rápida.

Como o trâmite é feito de maneira imediata, o contador não precisará esperar o pagamento ser compensado para, por exemplo, fazer registros no fluxo de caixa.

Modernização

Especialistas do setor acreditam que com a entrada do PIX no mercado, boletos, guias de arrecadação, TED e DOC ficarão cada vez mais obsoletos e podem cair em esquecimento.

Diante desse cenário, os escritórios que já utilizam PIX estão tendo uma visão de mercado que preza pela modernização e isso, certamente, será reconhecido como um diferencial pelos clientes.

Entenda as novas modalidades do PIX

Ainda tem mais novidades? Tem sim, o PIX passou por modernizações que podem ser utilizadas nos escritórios de contabilidade, como PIX cobrança, PIX leitura de QR Code e PIX com QR Code offline. Fique tranquilo, pois vamos explicar cada uma delas.

PIX cobrança

A modalidade permite pagamentos imediatos, com vencimento ou realizados em data futura. Funciona como um boleto que pode incluir informações como juros, desconto, multas etc.

PIX com leitura de QR Code

O Banco Central deixou ainda mais moderno o meio de pagamento. Desde que foi lançado, já era possível pagar por meio da leitura de QR Code.

Todavia, para deixar o serviço ainda mais completo, o BC uniu PIX Cobrança e a leitura de QR Code. A partir dessa união, agora é possível acrescentar mais informações além do valor da cobrança, como juros, multas e descontos.

PIX com QR Code offline

A modalidade permite fazer um PIX sem que o usuário esteja conectado à internet. A novidade permite a democratização do serviço, ou seja, garante que mais clientes tenham acesso.

Benefícios das novas modalidades do PIX

O pagamento imediato e com baixo custo já são benefícios que proporcionam um impacto positivo para os escritórios contábeis. Contudo, vale ainda destacar os benefícios das novas modalidades.

Uma vantagem interessante é que os contadores poderão facilitar o processo de cobrança, pois o PIX cobrança permite agendar o pagamento.

Lembrando que isso pode ser feito com informações como juros, desconto, multas etc. Isso garante mais segurança, já que ele terá certeza de que o pagamento será realizado no dia correto.

Aqui vale uma atenção: isso pode impactar o próprio escritório que poderá realizar a cobrança dos seus clientes com simplicidade.

Cenário atual da utilização do PIX no Brasil

Por fim, ainda vale destacar que o PIX já é uma realidade amplamente utilizada no Brasil. A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box identificou que, somente em cinco meses de uso, o PIX se tornou a plataforma de pagamento mais popular em nosso país.

De acordo com a pesquisa, 73% dos internautas brasileiros com smartphone declaram já terem feito um PIX. A função é utilizada principalmente entre jovens. 78% dos entrevistados, com 16 a 29 anos, já enviaram um PIX.

Em relação às pessoas com 50 anos ou mais, 55% já fizeram uma transferência usando o PIX. A pesquisa também identificou que a plataforma é bem aceita em diversas classes sociais, 81% das classes A e B a utilizam, já as classes C, D e E são 71%.

Segundo o Banco Central, desde a criação do PIX, em novembro de 2000 até abril de 2021, já foram registrados 1,55 bilhão de pagamentos instantâneos.

Sabendo desses dados e das vantagens do PIX, é fato dizer que a plataforma veio para ficar. É fato também afirmar que escritórios que não se adaptarem e se modernizarem acabarão perdendo competitividade no mercado.

Mas além das vantagens do PIX, atualmente, o mercado contábil conta com diversas ferramentas que, assim como o PIX, visam otimizar, facilitar e reduzir os custos das tarefas contábeis.

Com Prosoft

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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