Destaques

Veja 4 dicas para ter um planejamento financeiro para a sua pequena empresa!

A ausência da gestão financeira é responsável pelo fechamento de portas de 17% dos empreendimentos

A gestão financeira é um dos pontos a serem priorizados quando um pequeno empreendimento começa a sair do papel. Ter o controle de tudo o que entra e sai faz com que o fluxo de capital seja organizado e possibilite o crescimento de sua empresa.
 

Não apenas para o início de um micronegócio, mas também para que ele se mantenha estável no mercado, o gerenciamento financeiro é o respiro que os empreendimentos precisam para prevenirem gastos inesperados. Uma empresa precisa de um fluxo de caixa saudável para manter a estabilidade e fluidez dos processos. Sem isso, é totalmente inviável arcar com os pagamentos necessários, e todos podem acabar prejudicados, desde os fornecedores até os colaboradores.

Leia também: 10 Passos Para Abrir Um MEI Pela Internet De Forma Simples E Rápida
 

O planejamento financeiro precisa ser a prioridade. A má gestão financeira é responsável pelas crises internas. Conforme o Sebrae, 17% dos empreendedores fecham as portas por falta de planejamento, enquanto 59% afirmaram que essa gestão só foi feita após o sexto mês de atuação. 
 

Para evitar que um empreendimento entre na taxa de mortalidade, é fundamental haver um controle minucioso sobre o dinheiro que circula dentro da empresa. “Se estabilizar como uma pequena empresa é um desafio, ainda mais se o mercado de atuação for abrangente. Um dos primeiros passos para começar a crescer é priorizar o controle financeiro, ter um objetivo de crescimento, fazer os investimentos necessários e desenvolver a organização de forma mais adequada para o seu negócio.” afirma Rafael Somera, CEO da Solutudo.

Pensando em como os microempreendimentos podem ser prejudicados por um mau planejamento financeiro, Rafael Somera, apresenta 4 dicas para que você tenha sucesso em sua gestão:

Leia também: Veja Cinco Motivos Para Apostar No Planejamento Financeiro Empresarial

1.Determine gastos e metas: criar uma margem de perdas e ganhos a partir das análises monetária e das oportunidades de crescimento de seu negócio é um jeito de aumentar o progresso do empreendimento.
 

2.Crie uma reserva: em momentos de crise, é importante estar preparado. Com um fundo de reserva você garante que seu negócio e seus colaboradores não fiquem desamparados em meio a um desequilíbrio no orçamento.
 

3.Invista: faça com que o dinheiro renda, realize investimentos que você sabe que serão vantajosos e benéficos para a sua empresa, fazendo com que a sua renda tenha retorno.
 

4.Tenha um fluxo de caixa: acompanhe todo o dinheiro que entra e sai do seu empreendimento. Você conseguirá enxergar toda a situação financeira de seu negócio e isso ajudará em sua tomada de decisões.
 

Bia Montes

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago