CLT

Veja 4 situações em que você não pode ser demitido

Atualmente, a legislação brasileira prevê uma série de direitos e benefícios cujo intuito é proteger o trabalhador frente a situações injustas, muitas vezes comuns no meio do trabalho. 

Dentre os diversos direitos trabalhistas, está aquele que permite ao funcionário questionar uma demissão a qual ele julga injusta. Nesta linha, existem alguns motivos pelos quais o funcionário não pode ser dispensado. 

Isto é estabelecido, por lei, no intuito de evitar possíveis abusos de poder por parte do empregador. Sendo assim, esteja por dentro dos direitos, de modo a contestar possíveis injustiça no meio de trabalho. 

4 situações que não podem levar à demissão

  1. Pouco tempo para a aposentadoria:  trabalhadores que estão próximos de se aposentar não podem ser dispensados. Assim sendo, se faltam de 1 a 2 anos para o provento da aposentadoria, o empregado tem direito de permanecer trabalhado durante este período;
  2. Gravidez: mulheres são amparadas, por lei, durante o período de confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Durante todo este tempo, a funcionária não poderá ser demitida, de modo a preservar sua saúde e estabilidade. Isto somente não se aplica em períodos de experiência.
  3. Acidentes ou doenças: eventualmente trabalhadores sofrem algum acidente ou são acometidos por doenças que os incapacitam de realizar suas atividades. Neste casos, o empregado não poderá ser dispensado, de modo que ele poderá receber o auxílio-doença, durante o período de afastamento;
  4. Dirigente ou suplente de sindicatos: no caso de trabalhadores que integram um sindicato nas funções de dirigente ou suplente, estes não poderão ser demitidos. Esta é uma medida de combate a represálias provenientes de interesses políticos.

Cabe salientar que em casos de demissões para além desses motivos, se ocorrer sem justa causa, o trabalhador ainda é amparado por uma série de direitos, são eles: 

  • Aviso prévio;
  • FGTS + multa de 40%;
  • Saldo salário;
  • 13º salário;
  • Seguro-desemprego.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

1 hora ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago