Todo mundo sabe que o trabalhador brasileiro que atua de carteira assinada tem direito ao FGTS que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, no entanto poucas pessoas sabem quais as situações que dão o direito de resgatar o seu dinheiro, por isso preparamos esse vídeo para te explicar melhor como isso é possível.
A maneira mais comum de resgatar o saldo é quando o trabalhador é demitido sem justa causa, porém, esta não é a única maneira, ainda é possível solicitar o saldo em algumas situações como:
Confira nosso vídeo completo
Também existem outras maneiras que nem todo mundo conhece que dão o direito de ter acesso ao saldo do FGTS são por:
Além disso, pessoal ainda há duas situações diferentes que permitem o resgate do saldo do FGTS, vamos começar pelo saque-aniversário do FGTS que funciona da seguinte maneira: quem aderir pode realizar saques anuais das contas do FGTS, inativas de empregos anteriores e ativas de emprego atual.
Falando um pouco mais sobre saque-aniversário, ele não permite a retirada total do saldo que possui em conta, mas de um percentual, que varia conforme o valor disponível, contas com até R$ 500 terão 50% do saldo liberado para saque, quanto maior o valor na conta, menor o percentual que o trabalhador poderá sacar ao ano.
Uma informação importante é que os trabalhadores que aderirem ao saque-aniversário não poderão sacar o valor integral em caso de demissões tendo apenas o direito de receber a multa rescisória de 40% sobre todos os valores depositados pelo último empregador, nos casos de desligamento sem justa causa.
A outra modalidade é o Saque Emergencial, que foi liberado em 2020 devido à pandemia de Covid-19 no país.
A medida permitiu que todo trabalhador brasileiro que tivesse saldo nas contas do FGTS pudessem resgatar até um salário mínimo em 2020.
Essa medida deve ser liberada novamente para este ano, mas para que isso aconteça a medida aguarda confirmação por parte do governo, bem como aprovação do Orçamento para este ano.
Com a liberação da medida o trabalhador poderá resgatar até um salário mínimo este ano.
Ah e caso tenha interesse em acompanhar o seu FGTS, basta acessar o aplicativo da Caixa Econômica Federal, pois ele permite consultar o saldo, acompanhar movimentações e solicitar saques.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Os contadores desempenham um papel fundamental no sucesso de empresas e profissionais autônomos. Além de…
O termo "revenge quitting", ou demissão por vingança, tem ganhado destaque no cenário corporativo brasileiro,…
Se você está ansioso para receber a sua restituição do Imposto de Renda (IR) em…
No final de 2024, diversas instituições financeiras estavam solicitando o aumento da taxa máxima de…
Muita gente que é Microempreendedor Individual (MEI) trabalha com carteira assinada ao mesmo tempo. Mas…
Fevereiro mal começou, mas já tem muita gente contando os dias para um dinheiro extra…