Imagem por @asierromero / freepik
Os últimos dois anos foram de muita superação e resiliência, ressignificando tudo que conseguimos manter atualmente. A reação normal desta experiência bastante traumática e difícil é ficar introspectivo, receoso, aguardando informações mais consistentes para tomada de decisão e então, retomar aos negócios com mais consistência.
Para entender este momento preparamos algumas dicas que podem ser usadas para retornar ao mercado de forma crescente.
A primeira delas é fazer um balanço real de seu estoque, olhando de forma clara as datas de fabricação de cada produto, organizando espaços e colocando tudo em ordem para otimizar espaços.
Esta organização e balanço trará a você uma visão financeira de seu estoque, custos operacionais com espaços e infraestrutura de consumo. Com estes valores, você conseguirá enxergar o que tem de fato e por quanto tempo será possível oferecer seus serviços sem produzir nada. Isto lhe dará uma projeção de investimento real.
Pesquise seus concorrentes, identifique no que eles estão trabalhando, a forma de comunicação que estão utilizando para divulgar seus produtos, quais as áreas de abrangência de seus serviços, qual a logística utilizada por eles. Informe-se sobre o mercado.
Após identificar, crie seu planejamento de forma a superar em detalhes seus concorrentes e objetive as etapas e necessidades para chegar aos resultados superando sua concorrência.
É fundamental que a equipe de colaboradores, entenda seus propósitos e objetivos. Treine, oriente e capacite todos para que tragam os resultados esperados. Tendo eles como parceiros colaborativos e um time mais conciso trazendo resultados mais rapidamente.
Cuide de todos os gastos e investimentos, é fundamental que você saiba os números de cada detalhe, porque na aquisição de insumos ou cálculo de vendas, se tenha um número bem próximo do real na movimentação dos negócios.
Não esqueça de nenhum detalhe, taxas, impostos e despesas de envio dos produtos devem ser contabilizados, independente do formato de vendas, seja em estrutura física ou virtual.
Não foque somente no que faz atualmente, veja outras opções que complemente ou tenha similaridade com suas aptidões e capacidade profissional.
Crie negócios variados que sejam complementares entre si, estruturando uma engrenagem de fluxo de escoamento. Desta forma sua mente trabalhará na sequência dos assuntos, podendo crescer de forma igual em todos os segmentos.
O medo enfraquece, constrange e inibe o crescimento pessoal e empresarial. Focando nestas dicas o crescimento será o resultado mais provável.
Dependendo do negócio pense em parcerias, collabs e fusões para fortalecimento da marca e do negócio.
Não esqueça de consultar um bom financeiro e jurídico e invista em uma consultoria pontual para analisar sua empresa e mercado de atuação.
A consultoria pontual orientará de forma assertiva todos os processos.
Bom retorno ao sucesso!
Por Conceiyção Montserrat – Atenta as transformações do mercado brasileiro, Conceiyção Montserrat reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos (atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos
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