Negócios

Veja cinco erros que você pode estar cometendo no ambiente de trabalho!

Uma pesquisa realizada pela revista britânica The Economist, chamada ‘Barreiras de Comunicação no Ambiente de Trabalho Moderno’, constatou que a comunicação vai muito além da fala. Os entrevistados relataram que a falta de um diálogo eficiente neste cenário causou atrasos ou erros na conclusão de projetos, levou à redução de vendas, e contribuiu para seu estresse e desânimo. Não é à toa que a comunicação é hoje uma das habilidades mais valorizadas por empregadores.

Para Fabiana Teixeira, estrategista de comunicação e repórter com experiência nas maiores emissoras do Brasil, primeiro é preciso entender que a oratória não é uma questão de dom, como as vezes é vista, mas sim de treino. “Falar todos podemos, mas para se comunicar e passar com sucesso uma mensagem, é necessário prática e estratégia,” explica.

 Com o mercado cada vez mais competitivo, o destaque que uma boa forma de comunicação traz é necessário e muito procurado por empresas em geral, tanto para passar da fase de uma entrevista, quanto para manter o emprego depois de conquistado.

Pensando nisso, Fabiana dá 5 exemplos de erros comuns que podem ocorrer ao se expressar no ambiente de trabalho, e como corrigi-los:

Não olhar nos olhos

Por mais que você seja tímido, falar olhando nos olhos do outro é algo imprescindível no trabalho, já que o ato demonstra seriedade e interesse no diálogo e caso não feito, pode fazer você parecer pouco comprometido. Comece praticando com pessoas mais próximas, depois com pessoas estranhas e em ambientes sem pressão, como um restaurante ou supermercado. Você vai ver que fica cada vez mais fácil.

Não sorrir

Pode ser que você esteja nervoso, ou até ache que ser sério vai transmitir respeitabilidade, e por isso feche o seu semblante, mas tente pelo menos manter sempre uma feição agradável e simpática. Quem não te conhece, como é o caso de uma entrevista de emprego por exemplo, pode ter uma primeira impressão de antipatia de sua parte. O sorriso abre portas.

Usar vícios de linguagem

O uso de gírias ou expressões como ‘né’ ou ‘tipo’ devem ser evitadas, elas enfraquecem a mensagem. A melhor forma para eliminar o vício de linguagem é perceber o uso excessivo dele. Procure se observar, grave áudios e reconheça o seu perfil comunicador. Procure substituir o ‘né’, ‘então’ e ‘tipo’ por pequenas pausas, o que deixa a comunicação muito mais assertiva.

Postura pouco confiante

Gaguejar, precisar se explicar várias vezes para ser entendido ou ficar com uma postura muito curvada, passam a sensação de falta de confiança, mesmo que você seja uma pessoa confiante.

Sua atitude e maneira de se portar fazem muita diferença em como a pessoa do outro lado irá te ouvir e se ela irá te levar a sério. Tente escrever o que pretende falar e ensaie, seja sozinho ou com alguém que se sinta à vontade. Falar bem é treino.

O corpo grita

O que fazer com as mãos? Elas acompanham a nossa fala, mas devem ter movimentos contidos, nada que chame mais atenção do que a mensagem. Braços cruzados costumam afastar as pessoas e pernas nervosas, balançando, demonstram ansiedade. Tudo comunica, e a linguagem corporal pode ser aliada ou vilã.

Por Fabiana Teixeira, jornalista formada pela PUC-SP e tem experiência como repórter em emissoras como Record TV, TV Bandeirantes, Rede TV e TV Cultura.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago