Você sabia que uma clínica de recuperação pode beneficiar toda uma família, além, é óbvio, do próprio dependente químico?
Ela tem muito a oferecer, não apenas aos pacientes, mas também à sua família. Continue lendo para entender melhor.
Antes de falarmos da clínica de recuperação em si, vamos falar um pouco sobre o propósito da sua existência.
Ou seja, porque ela é necessária, e qual sua função principal.
A clínica de recuperação masculina ou feminina existe, principalmente, para cuidar de pacientes com transtornos mentais e comportamentais como: dependência química, alcoolismo, depressão, ansiedade, esquizofrenia, bipolaridade e transtornos em geral.
Talvez você já tenha visto em séries ou filmes algumas referências negativas sobre centros de recuperação para transtornos psiquiátricos.
Um exemplo é o filme Bicho de Sete Cabeças, inspirado no livro Canto dos Malditos.
Tanto o livro, quanto o filme contam a história de um jovem que foi internado em um hospital psiquiátrico e sofreu diversos abusos por parte dos funcionários, além das condições precárias de higiene do local.
É fato que existem muitas instituições que envergonham a psiquiatria, com atitudes desumanas e deploráveis.
No entanto, com o passar dos anos essas situações têm se tornado cada vez mais raras, graças às denúncias e fiscalização por parte do poder público e de ONG ‘s relacionadas aos direitos humanos.
Um hospital psiquiátrico e uma clínica de recuperação não são exatamente a mesma coisa.
Apesar de ambas cuidarem da saúde mental dos pacientes, a diferença é que na clínica de reabilitação, como o próprio nome sugere, a intenção é reabilitar o paciente e fazer com que este volte ao convívio social.
Já nos hospitais psiquiátricos, infelizmente nem todos os pacientes retornam para os seus lares.
Agora sim, chegou a hora de falarmos sobre a família e como a clínica de recuperação pode ajudá-la.
Na clínica de reabilitação, além dos cuidados com a saúde física do paciente envolvendo médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e toda equipe, também existem terapeutas, psiquiatras e psicólogos responsáveis pela saúde mental.
E o interessante é que a equipe terapêutica envolve também a família do paciente na chamada terapia familiar ou terapia em família.
Sabemos que a família é a base de um indivíduo e o apoio desta – principalmente para vencer a dependência química – é importantíssimo.
Mas além da ajuda que a família presta ao dependente, também recebe apoio psicológico dos profissionais da clínica de recuperação.
Por exemplo, é comum casos onde o dependente, seja de drogas ilícitas ou álcool, torna-se agressivo e passe a fazer mal à sua família. Mal esse, tanto físico, quanto psicológico.
Isso acaba por ferir e prejudicar a família, desgastando e prejudicando a relação entre os membros, os afastando uns dos outros.
O sofrimento da família causado pela dependência química ou alcoólica do ente querido é combatido com a ajuda da clínica de recuperação através da já mencionada terapia familiar e também outras práticas terapêuticas.
O Grupo Nova Etapa tem esse cuidado especial também com a família do dependente químico, pois acreditamos que se a família estiver fortalecida, ambos poderão ajudar-se e conseguirem vencer a difícil batalha contra a dependência química.
Se você e sua família estão passando por dificuldades envolvendo as drogas ou o álcool. Não perca tempo e procure ajuda profissional o quanto antes.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…