Empresas do grupo:

Início » Veja como equilibrar as contas com os gastos gerados pelo home office

Veja como equilibrar as contas com os gastos gerados pelo home office

por Esther Vasconcelos
3 minutos ler
Designed by @klingsup / freepik

Durante este período marcado pela pandemia da Covid-19 e crise econômica, muitas pessoas foram demitidas do emprego ou passaram a trabalhar no sistema de home office, que proporciona maior conforto.

Porém, parte do custo que o empresário tinha para manter o funcionário dentro da empresa agora se inverte e passa para o colaborador.

Com isso, o maior tempo que o funcionário passa trabalhando em casa pode aumentar os gastos relativos à energia elétrica, internet, telefone e alimentação. “As principais despesas das pessoas inverteram-se.

As de mercado estão aumentando, enquanto de combustível e transporte estão caindo, sendo necessário entender primeiramente o que passou a se consumir mais neste período”, explica Augusto Santa Catharina, assessor de investimentos da Messem Investimentos.

Segundo ele, é necessário ser mais analítico neste momento, para entender quais despesas passaram a representar mais no orçamento.

“Com a maioria dos lugares fechados em razão da quarentena, os momentos de lazer tendem a acontecer na maior parte dentro de casa.

A dica é você trocar um custo fixo muito alto por um menor, como migrar de uma assinatura de TV a cabo para um serviço de streaming, por exemplo”.

O importante durante o home office, de acordo com Santa Catharina, é pensar em como ser mais produtivo com um custo menor, principalmente tentando renegociar preços, como de internet e telefone, já que houve uma redução no custo externo de deslocamento.

“Quanto mais previsível o orçamento, melhor”, pontua.

Além disso, o especialista destaca a importância de que haja uma reserva emergencial. “O formato de trabalho é que irá definir como será guardado o dinheiro.

Para o trabalhador autônomo, a dica é pensar em 12 meses de reserva; para um funcionário público ou da iniciativa privada, que tenha mais previsibilidade, já é possível pensar em seis meses”, recomenda.

Santa Catharina também alertou ser necessário, neste momento, que as famílias avaliem todo produto ou bem que estejam gerando custos, mesmo parados e não utilizados, como o automóvel, com despesas como seguro e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Por Messem Investimentos Criada em 2007, em Caxias do Sul (RS), a empresa é, hoje, o maior escritório de investimentos do Brasil, com 15 mil clientes e mais de sete bilhões de reais sob sua administração. 

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More