Fique Sabendo

Veja como evitar problemas na compra de imóveis

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, o momento está promissor para compra do imóvel, de acordo com Marcelo Donizete, corretor e correspondente da Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander, especialista em compra de imóveis da MD Corretora.

Em junho, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic de 3,5% para 4,25%, afetando as aplicações financeiras dos brasileiros.

Mas com o aumento da taxa Selic, por que o momento é promissor para compra do imóvel?

O especialista explica que com o aumento da taxa Selic, a movimentação esperada é de baixa dos preços exatamente para estimular a agilidade nas vendas de imóveis em um momento de crise.

Outro índice apontado é que a Selic em 4,25% a.a. ainda é baixa, se comparada com os cinco anos anteriores. 

No entanto, Donizete alerta que essa é a terceira alta consecutiva do Copom e o momento exige atenção e agilidade na hora de fechar o negócio.

“Essa é a hora de comprar o imóvel. Estamos no melhor momento do boom imobiliário e, com as vacinas, há boas expectativas de recuperação da economia”, pondera o consultor. 

Porém, o momento exige agilidade e quem se atentar a essa movimentação e recorrer a profissionais para encontrar as melhores condições de financiamentos, terão alta probabilidade de fechar bons negócios promissores.

Um ponto que merece atenção é a parte burocrática. Na hora de fazer o financiamento, os documentos devem estar em ordem para que não haja morosidade no processo e o risco da recusa do financiamento por alguma inconsistência documental.

“Infelizmente, a maioria dos clientes só descobrem que há irregularidades documentais após o financiamento ser indeferido. E após iniciar o financiamento, a regularização é muito mais burocrática. O ideal é se certificar com um corretor especializado na área se os documentos estão em ordem, antes de iniciar o contato com a instituição financeira”, alerta o especialista.

Para ajudar na compra do imóvel, Marcelo Donizete alerta para os problemas recorrentes que podem dificultar ou inviabilizar o financiamento:

Score baixo: esse é um problema que interfere na liberação do financiamento e reflete diretamente no valor da entrada do imóvel. Quanto menor for o score do cliente, maior será o valor de entrada solicitada pela instituição financeira;

Nome restrito: é praticamente impossível que um cliente com o nome restrito consiga fazer um financiamento na compra do imóvel. O ideal é regularizar a situação antes de dar o primeiro passo para a compra do imóvel. O banco faz uma análise aprofundada da vida financeira do comprador para analisar se ele possui um bom histórico de pagamento;

CPF restrito: Atenção!! CPF restrito não significa que o cliente tenha restrição no nome. É comum a pessoa ter todo o histórico de um bom pagador e ter o CPF restrito por irregularidades com a Receita Federal. E não é só quem tem salário alto que pode ter problemas como este. O que acontece com frequência é que muitas pessoas não precisam declarar Imposto de Renda, mas por algum motivo, seja pelo recebimento de rescisão, herança, venda de automóvel, entre outros, essa pessoa movimentou um valor acima do que é exigido pela Receita Federal, para fazer a declaração. É extremamente importante que um contador avalie toda a situação documental do cidadão para que ele não seja surpreendido por irregularidades que dificultem ou inviabilizem o financiamento.

Sobre a MD Corretora: Marcelo Donizete tem 10 anos de mercado e já auxiliou na compra e venda de imóveis de mais de 450 clientes. O especialista é correspondente da Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander. É fundador da MD Corretora, empresa que oferece atendimento multidisciplinar e conta com advogados, contadores e engenheiros que dão todo o respaldo necessário a quem quer comprar ou vender o imóvel. A expertise da empresa é oferecer uma consultoria completa desde quem quer realizar o sonho de adquirir o 1º imóvel, aquisição de imóveis para fins corporativos até investidores do setor imobiliário.  

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

2 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

3 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

5 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

6 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

7 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

8 horas ago