Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, há mais de 100 mil brasileiros vivendo legalmente na Itália e, esse número aumenta a cada dia.
Dessa forma, com tantos brasileiros morando na Itália é normal que surjam questionamentos previdenciários.
Por isso, nesse post, vamos explicar sobre o Sistema de Previdência Italiano, conhecido como Istituto Nazionale Previdenza Sociale (INPS) e a utilização do Acordo Previdenciário entre Brasil e Itália.
Atualmente o Sistema Previdenciário Italiano está na 28º posição entre os melhores sistemas previdenciários do mundo.
Sendo que, as possibilidades de aposentadoria são:
Entretanto, no momento de requerer a aposentadoria na Itália, o trabalhador deve residir no país estrangeiro.
Você poderá utilizar o tempo de contribuição do Brasil para solicitar a aposentadoria na Itália e vice-versa.
Para melhor compreensão, vamos a um exemplo prático:
Joseph tem 67 anos e 10 anos de contribuição junto ao INSS no Brasil e 15 anos de contribuição na Itália.
Somando o período de contribuição do Brasil com a Itália, Joseph possui 25 anos de contribuição, assim, utilizando o período contributivo no Brasil, Joseph poderá requerer o benefício de Pensão ordinária de velhice, pois atingiu o tempo de contribuição (20 anos) e a idade necessária (67 anos).
Interessante não é mesmo?
Mas atenção! Apenas é considerado o tempo de contribuição do Brasil e não os valores das contribuições junto ao INSS.
Da mesma forma aqui no Brasil, se Joseph solicita-se a Aposentadoria por Idade junto ao INSS, apenas será utilizado o tempo de contribuição da Itália e não os valores contribuídos.
Assim, o valor do benefício previdenciário no Brasil será proporcional às contribuições feitas ao INSS, podendo ficar inferior ao salário mínimo, com base no art. 35, §1º, e art. 42, parágrafo único, Decreto 3.048/99.
Inclusive, é importante destacar que o Acordo Previdenciário entre o Brasil e a Itália não permite utilizar tempo de contribuição acumulados em outros países que não seja a Itália ou o Brasil.
Se você não tem todo o tempo de contribuição para se aposentar tanto na Itália quanto no Brasil, o Acordo Previdenciário é uma opção, como falamos antes, porém, precisa ser analisado, caso a caso, para saber se você terá vantagens ou não em levar o seu tempo de contribuição do INSS para o Sistema de Previdência Italiano e vice-versa.
Como especialistas no assunto, é normal presenciar o relato de muitos brasileiros que se aposentaram sem planejamento, com base apenas em informações superficiais, e perderam assim a oportunidade de ter uma aposentadoria mais vantajosa financeiramente e depois ficaram arrependidos da sua escolha.
Por isso, montamos o Guia Prático para Brasileiros que residem no exterior, que pode ser baixado gratuitamente, clicando aqui, para lhe auxiliar a encontrar alguns caminhos possíveis para o Brasileiro que reside fora do país, conquistar a sua tão sonhada aposentadoria, bem como, trará algumas dicas sobre como ter um benefício mais vantajoso.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Original de Domeneghetti Advogados Associados
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…