O artigo de hoje fala sobre as características do BPO financeiro para varejistas. Se você está acompanhando o blog da FINUBE, deve ter percebido que as últimas publicações compõem uma série sobre os benefícios de ter o controle total das finanças de sua empresa a partir da implementação de um sistema e como isso pode ser mais seguro de ocorrer através da terceirização da contabilidade.
Para que uma noção mais aprofundada desses assuntos possa ser fornecida, é importante lembrar que muitos termos e expressões utilizados na área corporativa são originados de línguas como o latim e o inglês, podendo haver equivalentes em língua portuguesa ou não.
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É o caso de BPO, sigla utilizada para Business Process Outsourcing, comumente traduzido por Terceirização de Processos de Negócios, mas que geralmente é referido pelas letras em inglês.
As noções e aspectos da terceirização de serviços em empresas são muito divulgados, principalmente por se tratar de um regime de trabalho cada vez mais utilizado por aqueles que visam a geração de lucros e otimização de serviços por meio da contratação de pessoal qualificado pelo alto grau de conhecimento especializado, o que é uma chave para exercer atividades vitais do negócio de varejo com sucesso.
Optar por BPO para a parte financeira de um negócio é uma maneira de assegurar que nenhum detalhe envolvendo a contabilidade seja esquecido. Isso também vale para pequenas e médias empresas e, se engana quem imagina que o setor varejista, por estar ligado em boa parte dos casos a pequenas vendas, não precisa de cuidados especiais com operações como controle de fluxo de caixa, declaração de impostos e outros direitos e deveres da Pessoa Jurídica.
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Os próximos tópicos explicam em detalhes as vantagens da adoção de BPO financeiro para varejistas, passando pelos principais aspectos envolvendo a escolha por esse tipo de serviço.
Falar em prosperidade no mercado pode ter vários significados, incluindo a ideia de permanência e consolidação da empresa através do fornecimento de bons produtos e serviços. Infelizmente, para que uma empresa prospere, oferecer qualidade não é o único requisito a ser atendido. A má gestão dos negócios pode acarretar em prejuízos financeiros que criam inúmeras consequências para a prosperidade e permanência de um nome no mercado.
Em se tratando do comércio varejista, o estudo de 2016 sobre a Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizado pelo SEBRAE, revelou dados a respeito das taxas de permanência de comércios varejistas no Brasil em um período de dois anos após a abertura do negócio. As taxas de fechamento variam de 15%, para o comércio varejista de bicicletas e afins e 53% para venda de combustível para automóveis. Entre os principais motivos para que a empresa não continue em atividade está a falta de gestão adequada e pouco conhecimento relativo aos negócios por parte do responsável pelo empreendimento.
Embora essas não sejam as únicas razões para que um negócio permaneça aberto e prospere depois de um curto período, o planejamento financeiro por parte de uma equipe preparada para lidar com detalhes e adversidades é indispensável. BPO financeiro para varejistas é uma das melhores alternativas para quem não deseja ver seu empreendimento entre as estatísticas de mortalidade de empresas.
A contratação de uma equipe de contabilidade terceirizada por parte de varejistas é geralmente pensada como uma opção viável para que não se percam prazos importantes, como datas de pagamentos e de entrega de declarações e documentação regulatória. Tantos detalhes podem se tornar mais complexos à medida que a empresa cresce e se torna mais bem posicionada no mercado, sendo o BPO financeiro uma escolha interessante para que os lembretes de prazos sejam criados por uma equipe específica e que conta com as ferramentas mais adequadas para simplificar o entendimento das informações.
Embora o BPO financeiro para varejistas pareça uma alternativa que, ao menos em um primeiro momento, gera muitas despesas de contratação, a realidade é que a terceirização desse setor pode oferecer diminuições quase imediatas nos custos a curto prazo, o que por consequência aumenta a chance do empreendedor obter lucros mais rapidamente. Isso pode acontecer uma vez que a realização de operações por uma equipe preparada tende a ser menos complexa, acontecendo mais rapidamente e com menor necessidade de implantação de novos sistemas internos e de pouca interação com outros setores da companhia.
Outro ponto importante sobre BPO financeiro para varejistas é o comprometimento com a segurança de dados da empresa, o que é essencial para que o negócio prospere e se mantenha saudável, bem como deve ser com tudo que se refere à proteção dos funcionários de um empreendimento.
Para saber mais detalhes sobre o assunto, acesse o blog da FINUBE e leia os artigos sobre gestão financeira para empresas.
Original de FINUBE
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