Designed by @pressfoto / freepik
Na matéria de hoje vamos esclarecer como mudar de Microempreendedor para Microempresa. Continue conosco e confira!
O Microempreendedor Individual precisa faturar por ano R $81 mil, se ele passar deste faturamento o mesmo já não pode ser enquadrado como MEI, mas isto é um bom sinal, pois, o mesmo corresponde que o seu negócio está expandindo.
Primeiramente vamos entender o que é MEI e o que é ME. Veja abaixo!
A sigla ME quer dizer Microempresa, esta categoria é destinada para o cidadão que tem um empreendimento maior, ou seja, que fatura mais que um microempreendedor individual.
Agora que já explicamos o que é ME, agora vamos explicar o que é MEI. Veja abaixo!
Se tornar um MEI é o meio mais simples e rápido para você legalizar o seu negócio, porém, para se enquadrar a este regime é necessário cumprir alguns requisitos. Veja quais são:
A vantagem de ser um microempreendedor individual se dá pela facilidade da legalização do seu negócio, que dá início a partir do Cadastro no Portal do Empreendedor.
Além de ter a carga tributária diferente dos outros regimes é possível fazer os recolhimentos através do DAS ( Documento de Arrecadação Simplificado).
Agora que ficou claro o que é ME e MEI, vamos para o principal ponto da nossa matéria:
O primeiro passo é solicitar o desenquadramento no Portal do Simples Nacional, você pode fazer isto pelo Portal do Simples Nacional.
Nestas situações é quando o microempreendedor faz alteração a natureza jurídica para EI (Empreendedor Individual), que inclui uma atividade econômica diferente da permitida para a categoria, ou até mesmo abre uma filial, para isto é necessário apenas confirmar o processo de mudança no próprio Portal, sem a necessidade de qualquer outra ação.
Se o motivo for o aumento do faturamento anual, é necessário ajustar o valor recolhido durante o ano anterior através de um novo DAS. Veja!
Para fazer esta mudança também é necessário comunicar a Junta Comercial do seu estado e para isso é necessário ter as seguintes documentações:
Em seguida é necessário que você atualize os dados cadastrais da sua empresa na Junta Comercial e demais órgão locais, além de ser necessário informar também a Sefaz, Secretaria de Estado da Fazenda.
Ressaltando que o serviço de contabilidade mensal é exigido por lei para empresas que não sejam MEI, por isso aconselhamos a ter um acompanhamento de profissionais especializados para não ter dores de cabeça no futuro.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Laís Oliveira
Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…
A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…